Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

Perspectiva

A Áustria não possui apenas o maior depósito subterrâneo de tungstênio do mundo ocidental, o maior depósito de talco da Europa Central e o maior depósito de siderite do mundo: o país é, também, o líder de mercado mundial de produtos refratários e o líder tecnológico da área da utilização dos materiais reciclados como matérias-primas minerais. O setor extrai as matérias-primas de forma sustentável e produz de várias formas – ele é inovador, eficiente em termos de custos e adequa-se aos requisitos extremamente específicos do cliente.

Matérias-primas essenciais de uso cotidiano

Sem matérias-primas minerais não existiriam produtos, nem nosso dia-a-dia seria o mesmo como o conhecemos. Sem matérias-primas minerais não existiriam casas, trens, estradas, jornais, nem computadores ou celulares. A mineração da Áustria extrai matérias-primas de elevada qualidade que são processadas para serem usadas em produtos com demanda mundial. Só para citar um exemplo: o ferro micáceo da Áustria é utilizado mundialmente em tintas de acabamento anticorrosão, seja na Ponte do Bósforo, na Turquia, ou na Ponte da Baía de Sydney.

Comparado com outros setores austríacos, este é um setor pequeno. No entanto, algumas matérias-primas representam um volume de produção significativo em escala global. A Áustria ocupa, em nível mundial, o 5.º lugar na produção de magnesite, o 7.º lugar na produção de tungsténio e o 11.º lugar na produção de talco.

A mineração extrai e processa matérias-primas minerais, como minérios (ferro, tungsténio, ferro micáceo) e minerais industriais (magnesite, sal, talco, grafite, caulinita etc.), de acordo com as especificações dos clientes e, em alguns casos, também oferece serviços personalizados no final do ciclo de vida do produto.

A mineração austríaca obtém matérias-primas minerais a partir de mais de 1200 explorações de superfície (minas a céu aberto, pedreiras, saibreiras) e 40 explorações subterrâneas. Entre as empresas austríacas altamente especializadas, algumas são líderes do mercado mundial e líderes em termos de tecnologia. Os seus produtos têm uma grande procura em nível mundial devido às suas características excecionais.

Exemplo da indústria de refratários

A indústria de refratários austríaca destaca-se por meio de diversas soluções: Os produtos refratários para "Clean Steel", as impressões 3D ou os programas de simulação para todas as linhas de produção nas indústrias dos clientes (simulação de fluxo) são realizações tecnológicas de qualidade reconhecida mundialmente. Mas este setor da Áustria também tem um papel de destaque referente à eficiência energética ou a inovações relacionadas com a reciclagem.

Exemplo do talco

Uma empresa austríaca ligada à exploração de talco desenvolveu um processo especial que permite produzir pó de talco moído finíssimo com características excecionais para os fabricantes de materiais sintéticos. Este é fornecido aos clientes em todo o mundo num formato compactado. A empresa revela um desempenho técnico extraordinário na moagem por jato e na pesquisa de soluções logísticas para esses produtos inovadores de matérias-primas.

Sustentabilidade

As empresas de matérias-primas austríacas estabelecem as tendências para lidar com recursos naturais. A sustentabilidade das matérias-primas na mineração é assegurada por meio da concertação de vários aspectos, como requisitos legais para empresas, certificações e diretrizes internas de empresas ou grupos empresariais.

O que se pretende é otimizar a exploração das jazidas durante a extração de matérias-primas. A revegetação ou a reabilitação de minas a céu aberto é uma forma de contribuir para a proteção do ambiente. Sempre que for viável, se recorre à reciclagem como forma de preservação das matérias-primas primárias. Na utilização de outros recursos, como energia e insumos, a proteção do ambiente também é tomada em conta. E vale lembrar que as matérias-primas minerais também constituem a base da eficiência energética e do bom desempenho ambiental dos produtos produzidos a partir delas.

Formação

A Áustria dispõe de diversas oportunidades de formação profissional para especialistas que queiram exercer a sua atividade profissional no setor da mineração: 

Data da última atualização:
2018.05.15
imprimir