Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

PERSPECTIVA

O que têm em comum um motor BMW e um emblema da Mercedes? Ambos vêm da Áustria. Todas as peças necessárias para um carro são construídas na Áustria, assim como alguns veículos inteiros, como os veículos todo-o-terreno da Mercedes. O setor automobilístico internacional é caracterizado por fortes interligações entre as empresas individuais, sendo a Áustria um importante Player enquanto fornecedor de peças automobilística e de tecnologia.

Especialistas com redes internacionais

A indústria automóvel austríaca proporciona aos seus clientes internacionais serviços em diversas áreas, desde a construção de carroçarias até componentes elétricos e eletrónicos, bem como motores ou a prestação de serviços. Os agrupamentos, ou "clusters", da indústria automóvel concentram-se em duas localizações da Áustria, o que facilita a colaboração entre as empresas e, por conseguinte, estimula as inovações para novos produtos ou processos de produção. Mais de 700 empresas ligadas à indústria automóvel e de fornecimento de componentes são responsáveis pela boa reputação do setor automóvel austríaco.

A indústria automóvel da CEE regista há vários anos um crescimento significativo. A Áustria está situada no coração da Europa e idealmente integrada nas cadeias de fornecimento. As ligações mais próximas da Áustria são com a indústria automóvel alemã. Quase metade das exportações austríacas tem como destino a Alemanha. Além disso, muitos construtores automóveis alemães possuem unidades de produção na Áustria ou ligações muito estreitas com fornecedores austríacos.

Capacidade de inovação

Nos últimos 25 anos, foram investidos 7,8 mil milhões de euros no desenvolvimento da indústria automóvel austríaca. Anualmente, são gastos em investigação quase 20 000 euros por cada local de trabalho. Esta iniciativa permite uma implementação rápida de novas tecnologias e conceitos. Contudo, a qualidade, a segurança e a consciência ambiental têm de estar sempre em primeiro lugar.

A indústria automóvel austríaca é líder mundial no que respeita à competência em motores e sistemas de tração às quatro rodas e é especializada em engenharia e na construção de protótipos. As empresas austríacas desenvolvem e produzem elementos complexos, desde sistemas de tração às quatro rodas e motores de combustão a cilindros ou componentes específicos. Atualmente, as empresas austríacas também já estão a contribuir para o futuro da mobilidade mundial, fornecendo, por exemplo, baterias de elevado desempenho para veículos elétricos.

Mobilidade sustentável

As principais alterações expectáveis da indústria automóvel focam, sobretudo, o domínio do ambiente e da energia. Devido ao aumento dos requisitos ambientais e aos elevados custos associados à poluição, os produtores austríacos da indústria automóvel apostam cada vez mais em produtos que reduzam o nível de emissões e sejam mais eficientes em termos energéticos. Tecnicamente isso é alcançado através de novos sistemas de propulsão e veículos com uma construção mais leve.

"Clean Mobility" é um dos pontos fortes do setor automóvel austríaco. Nas áreas "Eco Powertrains", "Eco Materials" e "Eco Design e Smart Production" são desenvolvidas soluções economizadoras de recursos para todos os aspetos da sustentabilidade. Os veículos elétricos com uma maior autonomia e os veículos híbridos plug-in são os que apresentam as melhores condições para, no futuro, serem comercialmente bem-sucedidos no setor dos "automóveis verdes". Os fabricantes de motores dedicam os seus esforços à investigação de motores elétricos e híbridos e concentram-se em modelos de propulsão alimentados a gás natural ou a gás de petróleo liquefeito (GPL).

A nível Europeu, a Áustria está na linha da frente na construção leve com características de eficiência de recursos e poupança energética, devido, sobretudo, à sua experiência com materiais de aplicação transversal. Ao comparar as 50 principais regiões europeias na área da construção leve, a Alta Áustria surge na 19.ª posição e em terceiro lugar na área dos compósitos de metal. Independentemente de se tratar de aço, metais leves, materiais sintéticos, madeira ou compósitos:  os produtos austríacos proporcionam uma confiança a longo prazo. Na Áustria, a par das universidades técnicas que contribuem com excelentes desempenhos para o setor automóvel, mais de 50 instalações ou instituições de investigação não universitárias estabelecem parceiras de cooperação com empresas.

Quanto à condução autónoma, a Áustria fornece alta tecnologia aos utilizadores de todo o mundo. Uma empresa de Viena desenvolveu uma plataforma de unidades de controlo revolucionária que é expansível e segura e que poderá ser utilizada em todo o mundo por fabricantes de automóveis e fornecedores. A plataforma conjuga uma arquitetura flexível com uma construção segura que poderá facilmente ser adaptada às exigências dos clientes e representa, em termos de sustentabilidade e segurança ao nível da mobilidade, um importante contributo para o futuro.

Data da última atualização:
2018.03.26
imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA