Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

PERSPECTIVA

Quem quer tocar uma empresa inovadora deve contar com profissionais qualificados, colaboradores e gerentes bem treinados, simultaneamente ele deve combinar as partes teórica e prática. Os fornecedores austríacos dão formação quanto ao know-how necessário, o que é uma tradição austríaca que remonta à Idade Média. E hoje em dia as empresas austríacas são locais de aprendizagem reconhecidos e as escolas profissionalizantes apoiam as empresas. O sucesso desta competência austríaca continua. Cerca de 80% dos jovens austríacos fazem uma formação prática como estágio ou passam por uma  escola profissionalizante ou secundária e aproximadamente um terço dos CEOs de empresas austríacas estagiaram numa das cerca de 200 entidades que disponibilizam estágios.

O setor da educação é altamente diversificado. A gama educacional abrange a tradicional formação escolar e universitária, a formação profissional e a formação geral. O panorama educativo austríaco também inclui empresas fornecedoras de formação profissoinal e organizadores de cursos que vão desde o formador individual especializado até as instituições de ensino superior.

A história, a cultura e a topografia da Áustria contribuem para um conhecimento bastante sólido em certas áreas, como, por exemplo, na música, na construção de túneis, na construção em madeira, na sustentabilidade ou na agricultura biológica. Os prestadores de ensino e formação profissional da Áustria dispõem, assim, de uma enorme base de conhecimento que pode ser transmitida a clientes internacionais.

O turismo é uma área em que o setor de educação austríaco é especializado. A Áustria possui paisagens de montanhas e de lagos, estâncias de esqui e percursos pedestres, vales magníficos e paisagens de colinas "naturais", reunindo assim as condições ideais para uma ampla oferta de formação na área do turismo.

A Áustria também proporciona ofertas de formação conceituadas em nível internacional para alguns nichos, como, por ex., as pós-graduações no âmbito das indústrias petrolíferas e de gás natural. Em 2016, uma das entidades de formação austríaca especializada nestas áreas foi premiada nos Getenergy Global Awards, em Londres, como "Best SME Training Provider of the Year", obtendo a mesma distinção em 2017.

Instituições de ensino superior

Na Áustria, existem escolas profissionalizantes a partir do nono ano de escolaridade, que combinam a parte prática e teórica no ensino superior. As instituições de ensino superior austríacas colaboram estreitamente com a economia e desenvolvem cada vez mais programas duais em colaboração com o meio empresarial.

Contando com 22.000 alunos, a WU Wien (Universidade de Economia de Viena) é uma das maiores universidades de economia da Europa. Sua qualidade é confirmada e verificada através da acreditação tripla, atribuída pelas associações EQUIS, AACSB e AMBA, elas constituem a acreditação internacional mais importante para universidades de economia.

A Technische Universität Wien (Universidade Técnica de Viena) tem cerca de 4.800 funcionários e é a maior instituição de ensino e formação profissional no âmbito científico e tecnológico.

Os diplomados da Montanuniversität Leoben (Universidade de Leoben) , universidade especializada em engenharia de minas e engenharia metalúrgica, têm excelentes perspectivas no mercado de trabalho.

Conhecimento para a economia — em escala global

Além das universidades públicas, a Áustria conta com uma universidade privada (MODUL University ) que disponibiliza uma formação em economia, desde o grau de bacharelado até o doutoramento, ministrada em inglês, com enfoque especial nos segmentos de Turismo, Desenvolvimento Sustentável, Tecnologia da Nova Mídia e Governança Pública. Em 2016, a MODUL University também expandiu sua presença para Dubai e Nanjing (China), onde ela oferece cursos em turismo.

Os mestrados do IMC Fachhochschule Krems (Instituto Superior Profissional IMC de Krems) em "International Management" podem ser concluídos no Azerbaijão, no Vietname ou na China, com a obtenção de um diploma de mestrado austríaco no final dos estudos.

Outros prestadores de ensino e formação privados se especializaram em cursos e formações complementares altamente valorizados pelos dirigentes de empresas austríacas e estrangeiras. Para todos os interessados internacionais, a Áustria se apresenta como um dos principais fornecedores da Europa em matéria de serviços de consultoria e e-learning e que realiza, em escala global, projetos na área do ensino e da cooperação para o desenvolvimento.

Nas universidades e institutos superiores austríacos, existem cada vez mais mestrados, licenciaturas e Executive Education lecionados em inglês. Os diplomas austríacos de cursos do ensino superior são reconhecidos internacionalmente e muitos dos cursos de entidades de ensino austríacas são certificados internacionalmente (por ex., certificação ISO).

Questões e respostas com relevância para o futuro

A importância do ensino e o papel social da pesquisa, processos de acreditação e de admissão, sustentabilidade do sistema completo, como, por ex., na construção de pólos universitários no que diz respeito a "Sustainable Buildings" são tudo questões com relevância para o futuro, para as quais os prestadores de ensino e formação da Áustria já estão preparados para dar resposta.

As ofertas de formação tradicionais incluem a aprendizagem digital, as tecnologias de ensino, bem como a aprendizagem e as soluções de software para formadores e formandos. As questões relacionadas com a mudança demográfica, especialmente o tema de "Ageing Society", e as mudanças do mundo do trabalho tornam o tema "Lifelong learning" cada vez mais importante.

No âmbito da aprendizagem e a transferência de conhecimentos surgem também questões relacionadas com a conformidade e a ética. Quanto a estes quesitos, há muitos anos as universidades públicas da Áustria seguem os padrões mais elevados. Além disso, esta temática é abordada de forma científica nas universidades e instituições de ensino superior, sendo que os organismos de formação austríacos também disponibilizam formações na área da conformidade. Tanto empresas austríacas como estrangeiras se beneficiam desses cursos de formação e de muitos outros. 

Data da última atualização:
2018.05.15
imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA