Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

PERSPECTIVA

A indústria química é um dos sectores industriais mais importantes da Áustria, ocupando um dos primeiros lugares no que respeita o valor de produção e o número de empregados. A atractiva área de negócios, a proximidade aos mercados em crescimento da Europa de Leste e a excepcional formação dos colaboradores, permitem que as empresas austríacas disponham das condições ideais para a investigação, desenvolvimento e produção. Quase um terço da produção destina-se à exportação, um exemplo da internacionalização deste sector.

Conteúdo

Química em muitas aplicações

As empresas da indústria química na Áustria são, na sua maioria, de tamanho médio, ocupando, em média, cerca de 150 colaboradores. Muitas das empresas multinacionais líder da indústria química confiam na localização da Áustria como uma porta de entrada para a Europa Central e de Leste. Entre estas contam-se, por exemplo, a Beiersdorf e a Henkel.

Seja como filial ou sucursal no estrangeiro, a Áustria oferece muito boas condições de localização, condições essas já muito apreciadas e aproveitadas por muitas grandes empresas. As empresas da indústria química austríaca encontram-se também representadas em todas as importantes organizações sectoriais europeias.

Produtos da indústria química

Os sintéticos ocupam a maior percentagem dos produtos da indústria química, seguidos pelos produtos farmacêuticos. Encontrará aqui mais informações sobre estes importantes sectores direccionados para a exportação:

Vernizes, tintas para pintura e tintas para impressão

A indústria de vernizes austríaca constitui um importante pilar da indústria química austríaca. Esta ocupa um lugar pioneiro na Europa, em especial no que respeita os seus produtos e processos de produção amigos do ambiente. Sobretudo no sector dos vernizes à base de água e amigos do ambiente, a indústria de vernizes austríaca contribui decisivamente para a manutenção das boas condições do ar e para a protecção do clima. Quase 35% do volume total de vendas resultam da exportação. São produzidos entre outros:

  • Pinturas para automóveis
  • Tintas e vernizes para o sector da construção
  • Tintas de dispersão
  • Acabamentos de estufa
  • Protecção de madeira
  • Revestimentos de sintéticos
  • Vernizes de móveis e de papel
  • Vernizes em pó
  • Tintas anti-ferrugem
  • Tintas para cimento

A grande qualidade e a aplicabilidade destes produtos que respeitam o ambiente e os recursos contribuem essencialmente para o sucesso das exportações deste sector.

São mais de 10.000 os artigos da paleta de produtos da ADLER-Werk Lackfabrik , uma empresa familiar do Tirol. Mais de 60% dos produtos são fabricados numa base de água.

A Rembrandtin Lack GmbH Nfg. KG também faz parte das empresas líder da indústria de vernizes austríaca. Esta empresa fabrica vernizes especiais, destinando-se 70% dos mesmos à exportação. Os principais mercados situam-se na Europa, sobretudo na Alemanha, França, Suécia, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovénia e Bulgária. Os países de exportação não europeus mais importantes são a Índia, China, EUA, Japão e Brasil.

A MUREXIN AG fabrica tintas para fachadas, vernizes e acabamentos. Trata-se de uma empresa tradicional austríaca com filiais e empresas parceiras na Alemanha, Polónia, Hungria, Eslovénia, República Checa e Eslováquia.

A TIGER Coatings GmbH & Co KG é uma das empresas líder no fabrico de sistemas de revestimento. Desde 1968 que a empresa trabalha com a tecnologia do verniz em pó. A área de negócios mais importante é o desenvolvimento e fabrico de revestimentos eficientes e amigos do ambiente em pó de plástico duro.

A Donauchem GmbH é membro do grupo Donau Chemie, cujas raízes remontam ao ano de 1828. Esta empresa fornece, nomeadamente, matérias-primas para a indústria de tintas e vernizes.

Grudes, colas, lubrificantes…

Encontramos clientes dos materiais de construção colantes da Áustria por toda a Europa. No que respeita lubrificantes, gorduras e óleos, há também empresas austríacas que fabricam produtos inovadores e de elevada qualidade para muitas áreas de aplicação.

A Murexin Klebetechnik oferece um sortimento abrangente de soluções de colagem para a construção de interiores, assim como produtos qualitativos de elevada qualidade e amigos do ambiente para parquet, PVC, papel de parede, linóleo, borracha ou cortiça.

A Donauchem GmbH também produz colas de etiquetas.

A empresa Henkel é conhecida, nomeadamente, por colas de elevada qualidade para aplicação em várias áreas. A paleta abrange das habituais colas para habitações, escritórios e escolas, a colas profissionais para a indústria.

Fibras químicas

Na Áustria, as fibras químicas são actualmente fabricadas em 4 empresas numa totalidade de 3 localizações.

A Asota GmbH fabrica por ano até 25.000t de fibras de título muito reduzido em 5 linhas de produção na localização de produção de Linz. A quota de exportação é de 97%, o que sublinha o significado internacional desta empresa.

A Evonik Fibres produz em Lenzing fibras poliimida e fios multifilamento, que são aplicados como meios de filtragem para captura de poeiras resultantes de gases quentes de combustão. Outras áreas de aplicação são o vestuário de protecção contra chamas e o material de isolamento.

A Lenzing AG fabricam fibras de viscose e de modal, por exemplo, TENCEL®, uma fibra de celulose fabricada segundo o processo Lyocell.

Máquinas para a indústria química

As empresas austríacas do sector da construção de máquinas exportam com sucesso para todo o mundo. O elevado padrão técnico e o know-how desta inovadora área são apreciados nos mercados internacionais.

Os fornecedores austríacos não só produzem máquinas, como também, para além disso, fornecem módulos, instrumentos e automatizações que garantem a mais elevada qualidade e produtividade aos seus clientes. Peritos com uma boa formação, uma elevada consciência da qualidade e a ligação em rede com fabricantes de outros países, são alguns dos factores de sucesso.

A Andritz AG fabrica, nomeadamente, bombas especiais e filtros-prensa aplicados no desenvolvimento de tintas, pigmentos, materiais de enchimento e outros produtos químicos intermédios.

O enfoque da Josef Bertsch Ges. m.b.H. & Co. KG são aparelhos para a indústria química e petroquímica.

A área específica da construção de aparelhos e de técnica de soldadura da Bilfinger Chemserv GmbH está especializada no fabrico e reparação de recipientes e aparelhos para a indústria química e petroquímica.

A Ortner GesmbH constrói, , desde há 40 anos, instalações para as indústrias farmacêutica, de semicondutores, química e alimentar.

Investigação e inovação

Nos últimos 100 anos a indústria química mudou a nossa vida de modo muito significativo. Quer se trate dos químicos básicos, tais como o amoníaco e o ácido sulfúrico para a indústria, materiais e sintéticos inteligentes, aos produtos farmacêuticos e bioquímicos, a química, os seus conhecimentos e avanços científicos são um pilar base da economia política moderna, fazendo hoje parte integrante do nosso dia-a-dia.

Com responsabilidade e preocupação ambiental

Responsible Care (actuação responsável) e Corporate Social Responsibility (responsabilidade social) são objectivos que a indústria química austríaca reconhece como seus. No âmbito desta actuação responsável, as atenções concentram-se, para além dos aspectos da protecção ambiental, na saúde e segurança dos trabalhadores e dos consumidores.

A Responsible Care é praticada na Áustria desde 1992, fazendo parte de um programa existente a nível mundial que permite a todas as empresa, a participação numa iniciativa global, independentemente do seu tamanho. 33 empresas austríacas que, em conjunto, constituem 40% do valor de produção, participam com sucesso neste exigente programa.

A partir de meados de 1990, a indústria química austríaca desenvolveu-se e tornou-se numa economia baseada sobre o ciclo de vida e praticamente neutra no que respeita o CO2. Esta indústria trabalha de modo altamente eficiente e aplica as mais modernas tecnologias para evitar as emissões com efeito de estufa a nível da produção.

Intensidade da actividade de investigação

Na Áustria, a ligação entre a indústria química e a investigação tem uma longa tradição. Foi assim que Carl Auer von Welsbach, um dos mais importantes investigadores do seu tempo, fundou em 1898 as fábricas químicas de Treibach. Hoje a Treibacher Industrie AG é considerada líder mundial no sector da química e da metalurgia, operando sucursais no Canadá, Eslovénia, Japão e China e alcançando uma quota de exportação de 83%.

O sistema austríaco dos incentivos à investigação é um importante estímulo para a indústria de investigação. Na Áustria, o financiamento da investigação empresarial por parte de fontes estrangeiras é o dobro da média da UE.
Com 10,4% das despesas para investigação e desenvolvimento, a indústria química ocupa uma posição de destaque entre as indústrias.

O sector farmacêutico, inclusive a biotecnologia, é o sector com as mais elevadas despesas totais de investigação por colaborador. Encontrará mais informações em: Ciências da Vida e Produtos Farmacêuticos

O sector austríaco dos sintéticos também apresenta investimentos acima da média em I&D, influenciando assim o padrão internacional. Poderá encontrar mais informações em: Sintéticos

Ligados em rede

Graças a uma ligação em rede excepcional entre a economia e a ciência, a indústria química austríaca está no palco das actuações em matéria de novos conhecimentos de investigação e desenvolvimento. Um exemplo é o Cluster dos sintéticos da Alta Áustria com cerca de 400 parceiros. É este cluster que deverá permitir futuramente a conquista de potenciais de crescimento e o impulsionamento de iniciativas de formação na área dos sintéticos.

imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA