Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

PERSPECTIVA

O fornecimento de energia seguro reveste a maior importância para a capacidade de funcionamento da economia e para o bem-estar da população de um país. A economia energética austríaca está muito bem preparada para responder às necessidades crescentes e à procura de tecnologias inovadoras, não só relativamente ao mercado austríaco mas relativamente a clientes em todo o mundo.

Conteúdo

Construção de centrais energéticas da Áustria

Na Áustria, a competência na construção de centrais energéticas tem tradição. Em 1913 Viktor Kaplan inventou uma turbina de água para a baixa pressão que, devido às suas pás giratórias com forma de asa, se adequa para aproveitamento de pequenas quedas com grande oscilação nas quantidades de água. Esta invenção austríaca e o desenvolvimento desta ideia são aplicados em todo o mundo.

Motores e aço de construção inoxidável

A ELIN Motoren , na qualidade de fabricante de motores e geradores, dispõe de mais de 100 anos de experiência na área das capacidades da técnica de propulsão. Esta empresa austríaca é um parceiro competente para todas as empresas envolvidas na cadeia de fornecimento de grandes centrais de energia.

A voestalpine Edelstahl GmbH fornece componentes de aço para centrais de energia. A empresa é líder global de mercado em pás de turbinas forjadas com enorme precisão.

Cogeração

As instalações de cogeração permitem o melhor aproveitamento dos suportes energéticos utilizados na produção de energia térmica. Neste segmento a Áustria é também particularmente rica em produtores inovadores e capacitados para exportação.

Energia hídrica

A produção de electricidade limpa, sem emissões e através da energia hídrica tem uma longa tradição na Áustria. Os fornecedores austríacos de energia apostam em tecnologias sustentáveis e eficientes quando se trata de projectos de centrais de energia e exportam com sucesso este know-how, pelo que, em quase um terço das centrais de energia em construção na Turquia participam empresas austríacas. 

Líder de mercado da Áustria

A Andritz Hydro é um dos maiores fornecedores mundiais da produção de energia hidráulica. A empresa fornece, entre outros, o equipamento electromecânico, assim como a blindagem de túnel e o sistema de canalização de pressão para uma central de energia hídrica na Costa Rica. Na Coreia do Sul, Paquistão, Peru e Nigéria foram igualmente implementados projectos de sucesso.

A Verbund AG é o maior grupo austríaco de electricidade focado nas centrais hídricas. Com uma participação de 90% da força hídrica, a empresa situa-se, em termos comparativos europeus, bem à frente no que respeita a produção renovável de electricidade. Para além do mercado austríaco, o empenho na Alemanha e também significativos para a empresa.

Equipamento para extracção de minério e campos de petróleo

Na Áustria encontram-se empresas de equipamentos para exploração de minas a operar no mundo inteiro, assim como líderes mundiais de mercado da indústria de óleo e de gás. Para além da extraordinária qualidade dos produtos e da sua fiabilidade, é o know-how tecnológico das empresas deste sector o responsável pelo sucesso das exportações.

Especialistas hightech em campos de petróleo

A Schoeller-Bleckmann Oilfield Technology GmbH (SBOT) fabrica peças de elevada precisão em aço não magnético para a tecnologia de brocas direccionais. A empresa faz parte da Schoeller-Bleckmannn Oilfield Equipment AG (SBO) , tem sede em Ternitz e dispõe de empresas irmãs e pontos de venda em todo o mundo. Fundada em 1862 por Alexander Ritter von Schoeller, as Schoeller Stahlwerke tornaram-se num líder de mercado mundial cotado em bolsa e altamente especializado na indústria de serviços de campos de petróleo.

Tubos de aço sem costuras, produtos de qualidade da Áustria

A Schoeller Bleckmann Edelstahlrohr GmbH é um parceiro importante da indústria de petróleo e de gás, exportando para mais de 40 países no mundo inteiro tubos de aço inoxidável sem costuras, com uma quota de exportação de 96%.

A proximidade global ao cliente é um factor de sucesso importante para a voestalpine Tubulars GmbH & Co KG . Da paleta de produtos da empresa fazem parte tubos de aço sem costuras com um diâmetro exterior de 26,7 a 177,8 mm, componentes essenciais para a extracção e transporte da indústria de petróleo e de gás. A rede mundial de distribuição da empresa da Estíria abrange sucursais em Houston, no Dubai e em Moscovo.

Empresas de equipamentos para exploração mineira

Na Áustria existem várias empresas que trabalham a nível mundial na área de equipamentos para exploração de minas. A BBG Baugeräte GmbH fabrica aparelhos para a indústria de construção e exploração de pedreiras, para altos-fornos e siderurgia, assim como para a exploração de minas subterrâneas.

A SBM Mineral Processing GmbH é um especialista que exerce mundialmente a sua actividade na preparação de minério. Esta empresa austríaca fornece instalações de preparação chaves na mão nos sectores de pedras naturais, areia, cascalho e/ou reciclagem.

As máquinas de injecção, de tecnologia e as bombas de injecção da MAI International GmbH são utilizadas em todo o mundo em túneis, exploração subterrâneas e na exploração mineira.

A empresa da Estíria Binder+Co fabrica peneiradores para utilização na indústria do carvão e do aço e para o minério.

Suportes energéticos fósseis, minérios e minerais

Após centenas de anos de actividade de exploração mineira, desde 2006 que deixou de se produzir carvão na Áustria. No entanto, as empresas austríacas são líderes na exploração de gás natural e petróleo e o desmonte austríaco de minério e de minerais reveste um significado internacional. Encontrará em seguida exemplos da competência de exploração de parceiros austríacos da economia energética e de especialistas de recursos naturais.

Fazer prospecção, encontrar, explorar, armazenar

A OMV Aktiengesellschaft exerce a sua actividade, entre outros, nos sectores da refinaria, exploração e produção. O processamento de petróleo bruto em matérias-primas, o transporte dos produtos, assim como a distribuição através da rede de bombas de gasolina fazem parte dos negócios núcleo desta empresa. O enfoque geográfico situa-se nos dinâmicos mercados da Europa. A OMV está empenhada na prospecção, desenvolvimento e exploração de petróleo e gás em 17 países. Para além disso, a empresa faz parte das sociedades líder de comércio de gás e de logística da Europa Central.

A Rohöl-Aufsuchungs AG RAG trabalha desde 1935 na prospecção e exploração de petróleo e de gás natural. O armazenamento de gás natural é um outro sector de negócios da empresa, que faz parte dos fornecedores de armazenamento líder da Europa. Para além disso, a RAG exerce a sua actividade no comércio de gás natural e no transporte, assim como em projectos da área das energias renováveis, como, por exemplo, a geotermia e o biogás.

Minérios e minerais

Nas minas a céu aberto da VA Erzberg GmbH (em alemão) em Erzberg, na Estíria, foram até hoje desmontadas 260 milhões de toneladas de minério e as reservas não estão de modo algum esgotadas. Diariamente são trazidas cerca de 6.000 toneladas de minério para as siderurgias de Linz e Donawitz.

Na fábrica de Waldenstein da Kärntner Montanindustrie GmbH há mais de 100 anos que se desmonta óxido de ferro (escamas finas de hematite), transformando-o em pigmentos amigos do ambiente para o fabrico de tintas anti-corrosão. Nos últimos anos, o óxido de ferro é utilizado cada vez mais para melhorar as propriedades dos plásticos. Com uma quota de exportação de mais de 90%, a empresa ocupa uma posição líder no mercado mundial. O produto é exportado para mais de 80 países do mundo.

Desde 1996 que a STYROMAG Styromagnesit Steirische Magnesitindustrie GmbH , empresa de grande tradição, explora o minério e a siderurgia em Oberdorf. A magnésia aí produzida e causticamente calcinada é utilizada no fabrico de pisos industriais, revestimentos de travões e mós de amolar, assim como na protecção contra incêndios.

A MAGNIFIN Magnesiaprodukte GmbH & Co KG em Breitenau, perto de Graz, produz e distribui uma série de pós de óxido e hidróxido de magnésio e silicatos de sódio de elevada qualidade.

A Áustria é um dos mais importantes produtores de minério de volfrâmio do mundo. Este minério é indispensável à indústria hightech moderna. É utilizado em aplicações a elevada temperatura em técnica de energia e de luz, assim como na navegação espacial. Em Mittersill, Salzburg, encontram-se as maiores jazidas de volfrâmio da Europa. A Wolfram Bergbau und Hütten AG dedica-se á exploração mineira e à preparação deste minério.

Distribuição de energia, técnica de controlo e de medição

As empresas austríacas do sector da engenharia de máquinas exportam com sucesso para todo o mundo. Produzem máquinas e aparelhos para a economia energética e fornecem módulos, instrumentos e automatizações, que garantem elevada qualidade e produtividade aos seus clientes. Técnicos com uma boa formação, uma elevada consciência da qualidade e a ligação em rede com fabricantes noutros países, são alguns dos componentes dos factores de sucesso deste sector. Os fornecedores austríacos são internacionalmente procurados, tanto no sector da distribuição de energia, como também na técnica de controlo e de medição.

Máquinas e aparelhos para a distribuição de energia

A BERTSCH Holding é uma empresa familiar desde a sua criação em 1925 e um fornecedor mundial de técnica de caldeiras e de energia.

A Ortner GesmbH (em alemão) do Tirol é uma empresa cheia de tradição neste sector e um parceiro competente das técnicas de edifícios e de instalações para aquecimento, climatização, sanitários, instalações industriais e técnica ambiental. A oferta abrange serviços de engenharia, montagem e prestação de serviços, do aconselhamento, passando pelo planeamento e execução à manutenção.

A URBAS Maschinenfabrik Gesellschaft m.b.H disponibiliza técnica inovadora e aptidões artesanais na técnica energética, fazendo parte dos fornecedores líder de instalações de aquecimento de biomassa para produção de água quente, vapor e electricidade.

A Bilfinger MCE GmbH de Linz fornece componentes para centrais de energia, sendo estes componentes de elevada qualidade e específicos para os clientes.
A Bilfinger Maschinenbau GmbH & Co. KG é a especialista do fabrico em série individual e pequeno de turbinas de gás, água e vapor.

Técnica de controlo e medição

A Grabner Instruments Messtechnik GmbH de Viena é um dos fabricantes líder mundial de aparelhos de medição automáticos para controlo de qualidade de produtos petrolíferos. Os aparelhos de medição de combustível e de lubrificante tanto podem ser utilizados em laboratórios como também para medições rápidas no local.

Com o objectivo de aumentar a segurança e diminuir os custos dos seus clientes, a Phenomatics Virtual Reality Software GmbH de Linz desenvolve software para a visita virtual de refinarias e para a simulação de erros e de acidentes.

imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA