Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

PERSPECTIVA

A tecnologia austríaca de informação e comunicação é um sector de especialistas. Estes especialistas fornecem soluções individuais feitas à medida aos clientes de todo o mundo, desde a consultadoria de TI às soluções especiais de hardware, da disponibilização de instalações comandadas por computador para a área de produção às abrangentes aplicações SIG e tecnologia de telecomunicações específica. No sector austríaco das TIC encontrará inúmeras empresas com um know-how passível de ser exportado.

Conteúdo

Consulatoria, Software, Hardware

Um bom sistema de formação e um ambiente favorável à investigação são as melhores premissas para um mercado de fornecedores das mais exigentes soluções de software e de hardware. Este é um mercado com tradição na Áustria. Foi aqui que, em 1995, na Universidade Técnica de Viena, Heinz Zemanek construiu o «Mailüfterl», o primeiro computador da Europa a trabalhar inteiramente com transístores.

Áustria, localização TIC

Viena é das maiores localizações de TIC da Europa, sendo considerada a capital de TI da Europa Central e de Leste. Muitas empresas austríacas e multinacionais escolheram Viena como central das suas actividades de negócio na Europa Central e de Leste. A Vienna IT Enterprises (VITE) foi criada em 2004 como rede para empresas de TI, estabelecimentos de investigação e de desenvolvimento e também organizações de formação.

Toda a região em redor de Viena é uma das localizações mais atractivas para empresas. A VIENNA REGION Marketing GmbH está ao seu lado apoiando na criação e ligação em rede, em apoios e na cooperação. A ICT – Burgenland (só em alemão) está sediada no centro de tecnologia de Eisenstadt e é o cluster de informação e de comunicação para a localização em Burgenland.

Mas também há aqui centros fundadores e de tecnologia, assim como parques tecnológicos para o sector da informação e da tecnologia, existindo estes também noutros estados regionais. Eis assim garantidos serviços abrangentes para empresas de TI em toda a Áustria.

A Câmara do Comércio e da Indústria da Áustria (Wirtschaftskammer Österreich) disponibiliza através da E-Day uma plataforma anual para a ligação em rede e o intercâmbio de questões do dia-a-dia e inovações no sector da TIC.

Competência em consultadoria

Encontra na Áustria inúmeras empresas que fornecem consultadoria em TI, soluções especiais e completas e serviços informáticos de todo o tipo. Os serviços abrangem da consultadoria, passando pela optimização do processo, à consultadoria de infra-estrutura.

Fornecedores como a S&T Austria apoiam grandes e médias empresas ao longo de toda a cadeia de valor das TI. Para além disso, existem na Áustria consultores de TI altamente especializados, que fornecem serviços de consultadoria especificamente adequada ao sector. A sua excelente competência técnica e os seus conhecimentos de mercado tornam os consultores de TI austríacos parceiros muito procurados pelas empresas nacionais e estrangeiras.

Na «Consultadoria e engineering» encontrará detalhes sobre a competência austríaca de consultadoria em TI.

Software de especialistas

O software da Áustria é internacionalmente aplicado. A paleta abrange do software para hospitais ao controlo das instalações de limpeza de águas para a indústria.

A celum GmbH desenvolve software DMS (Document Management System) para uma gestão eficiente de dados, como por exemplo: imagens, PDFs, vídeos e modelos PowerPoint. A quota de exportação da empresa é superior a 80%. Os clientes são provenientes, nomeadamente, da América do Norte, África do Sul e Europa de Leste.

A RF-iT Solutions GmbH exerce a sua actividade no sector da software de RFID (Radio Frequency Identification) e dos serviços, sendo líder de mercado nos segmentos de mercado da moda e de automotive.

A BEKO Holding AG (só em alemão) concentra-se no Product Lifecycle Management (PLM), empenhando-se no sector da green energy com soluções smart-metering e smart-grid.

A Software AG , fundada em 1985, fornece mundialmente importantes bases de dados mundiais, application development tools e tecnologias de integração para empresas do sector bancário, dos seguros, do comércio e da indústria.

A Greentube I.E.S. GmbH , que faz parte do grupo austríaco Novomatic, é a mais importante empresa do desenvolvimento e fornecimento de soluções gaming para a Internet, aparelhos móveis finais e de iTV. Um dos skill games mais apreciados e com maior sucesso da Greentube é a sequência de jogos 3D «Ski Challenge», um jogo de competição de descida, que, entretanto, junta em frente do ecrã mais de 6 milhões de adeptos do mundo inteiro.

Desde os anos 90 que a update software AG disponibiliza soluções orientadas para o sector em customer relationship management (CRM). A empresa apoia mundialmente cerca de 1.500 empresas, dispõe de sucursais na Europa e nos EUA, sendo esta a empresa que define os padrões internacionais no sector dos sistemas CRM. O update do software cobre desde logo requisitos industriais específicos, através de soluções pré-configuradas de sector nas áreas de life sciences, financial services, indústria de produção e indústria de construção e de fornecedores da construção.

A eworx Network & Internet GmbH (só em alemão) é uma das pioneiras do sector de marketing por e-mail na Áustria, acompanhando clientes em toda a Europa. Na qualidade de especialista em estratégias de marketing por e-mail, a eworx realiza estratégias desde o conceito ao apoio técnico com mailworx.

Hardware

No mercado austríaco encontrará fabricantes líder de soluções especiais de hardware:

  • Sistemas de detecção de incêndios, de comunicações e de segurança
  • Sistemas de comunicação na área dos transportes
  • Estações de medição para a agricultura

Na Áustria também se fabricam semi-condutores de elevada qualidade para a técnica medicinal e para a indústria automóvel.

Todos os fabricantes austríacos de software estão orientados em função da exportação e do serviço, sendo concorrenciais nos mercados mundiais. Um exemplo é a Schrack Seconet AG , uma empresa high-tech austríaca de sistemas de detecção de incêndio, de comunicações e de segurança, que é uma das fornecedoras internacionais líder destes sectores.

Digital factory, telemática, sistemas de geoinformação

As sinergias de modelos digitais e gestão eficiente de dados ajudam a optimizar processos complexos. A telemática alia a telecomunicação e a informática a aplicações inovadoras integradas, sobretudo no sector do tráfego e do transporte. E o sector da geoinformação da Áustria cresce constantemente.

Digital Factory

As sinergias de modelos digitais e gestão eficiente de dados ajudam a optimizar processos complexos em empresas de produção. O software austríaco de planeamento e de simulação para a Digital Factory pode ser utilizado na

  • Indústria automóvel
  • Indústria de aviação
  • Indústria eléctrica
  • Construção de instalações e de máquinas

A fábrica digital assume uma posição líder, sobretudo na indústria automóvel. Neste sector o conceito conseguiu a transição da fase piloto para a fase de empresa produtiva regular. Na Áustria estão sediadas uma série de empresas de software, que fornecem software de planeamento e simulação para a implementação da fábrica digital:

Empresas como por exemplo a CSB Systems Austria , a Data Systems Austria e a HC Solutions (só em alemão) fornecem soluções de software inovadoras e específicas do sector para toda a liderança e controlo operativo e estratégico da empresa.

Nos últimos anos também se formaram centros de competência significativos no sector da fábrica digital. Destes fazem parte, por exemplo as: 

Telemática

Dos sectores núcleo da telemática fazem parte redes de computadores, nomeadamente a Internet e as redes de telefone e de comunicações móveis. As empresas austríacas trabalham com sucesso nas seguintes áreas:

  • Telemática de tráfego (ITS – Sistemas inteligentes de transporte)
  • Automatização de edifícios (facility management)
  • Telemática dos serviços (e-business, e-commerce, e-logistics, e-government)
  • Telemática da saúde/telemedicina (e-health)
  • Telemática da formação (e-learning)
  • Telemática da segurança

A empresa Kapsch é a empresa austríaca líder de integração de sistemas de soluções «state of the art» no sector das telecomunicações e redes e um fornecedor estabelecido de soluções de TI. Na plataforma telemática Kapsch, a Kapsch TrafficCom disponibiliza soluções nomeadamente para a elaboração de dados de tráfego em tempo real. Com este sistema aberto, os operadores de estradas podem economizar custos, aumentar a segurança e também melhorar as operações e o serviço.

A Frequentis fornece mundialmente sistemas de comunicação e de informação, assim como produtos e serviços sob forma de soluções de control center. A empresa é uma das empresas líder de sistemas de comunicação de linguagem resistentes às falhas. No controlo do tráfego aéreo, no Air Traffic Management civil, a Frequentis é líder de mercado.

A Austrian Traffic Telematics Cluster (ATTC) (só em alemão) foi fundada em 2003 como uma associação para a promoção da telemática. Os parceiros austríacos da investigação, economia e indústria trabalham aqui conjuntamente no desenvolvimento posterior e numa implementação próxima da prática das novas tecnologias do sector dos sistemas de telemática para os transportes.

Sistemas de geoinformação (SIG)

A Áustria tornou-se um dos fornecedores mais avançados do ainda relativamente jovem sector da geoinformação. O SIG permite

  • a recolha digital
  • o arquivo e a reorganização
  • a modelização e a análise,
  • assim como o processo de saída alfanumérico e gráfico

de dados relacionados com o espaço. Os sistemas de informação geográfica fornecem serviços valiosos em muitas áreas da gestão de dados, assim como da tomada de decisões.

Através da colaboração entre as PME e as universidades, o Cluster SIG de Salzburgo (GIS-Cluster Salzburg) (só em alemão) incentiva a transferência de conhecimentos entre a investigação e a economia, assim como com estabelecimentos de investigação não universitários. As empresas que cooperam no cluster SIG fornecem uma paleta completa de serviços e competências abrangentes de projectos:

  • Serviços de recolha de dados espaciais e/ou geográficos 
  • Organização de base de dados
  • Análises de informação
  • Visualizações
  • Comunicação

O cluster SIG de Salzburgo é único a nível internacional em tamanho e diversidade da oferta.

Para além disso, as PME são cientificamente apoiadas pelos:

imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA