Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

Design

Placa de impressão 'Design' © photocase.com/smile4mone

© photocase.com/smile4mone

O design é hoje muito mais do que uma simples questão de tratamento de formas. Não se trata somente de criar e modelar objectos e produtos, mas também de o fazer relativamente aos serviços, processos e sistemas. Na Áustria, o mundo do design é interdisciplinar, em constante tensão, diversificado. É sinónimo de uma cultura de preservação orientada para o futuro, uma aliança entre a tradição e a inovação.

Conteúdo

TRADIÇÃO E INOVAÇÃO

A história austríaca do design caracteriza-se pela repetida inserção de contrastes num contexto de tensão:

  • Tradição e inovação,
    apesar da tradição e da inovação serem dois pólos opostos, estes unem-se de modo muito próximo no design austríaco.
  • Produtos industriais em massa e objectos de luxo feitos à mão,
    das oficinas de Viena aos nossos dias, a manufactura encontra-se muito presente. 
  • Sector artístico e serviços,
    muitas das posições de destaque do mundo do design resultam de um comportamento artístico individualista

SECTORES E ESTRUTURAS

O conceito de design aplica-se hoje a todo o processo de criação de forma e de funcionalidade de produtos e de serviços. Encontramos aqui como característica as várias sobreposições com outras áreas criativas, sobretudo as da publicidade e das relações públicas mas também as do sector multimédia. Hoje em dia a distinção clássica dos sectores deixou de ser válida na maior parte dos ateliers de design. A regra são as ofertas múltiplas e as sobreposições entre: 

  • design industrial e de produto 
  • design gráfico e de comunicação 
  • design de espaços (de interior e de exterior)
  • design de moda e de têxteis 
  • design digital e de meios de comunicação 
  • design de assistência e de serviços
     

Na Áustria o mundo do design é dominado por pequenas empresas e ateliers unipessoais. Comparativamente, as grandes empresas encontram-se na área do design industrial e de produto. Mais de dois terços dos designers nacionais trabalham de modo interdisciplinar e cobrindo diversas áreas.

É característica a proximidade da localização dos ateliers de design relativamente á indústria. Os conglomerados económicos da Áustria situam-se sobretudo nas áreas metropolitanas das grandes cidades.

DESIGN INDUSTRIAL E DE PRODUTO

Nos últimos anos, a Áustria presenciou um boom de criação de empresas. De acordo com um estudo da Fundação Austríaca de Design, 41% das empresas do sector do design industrial e de produto foram fundadas entre 1996 e 2002.

Tradicionalmente, Viena é o centro das manifestações de design do mundo artístico. Na Áustria Ocidental e na zona de Graz desenvolveu-se todo um mundo profissional do design industrial.

Dos ateliers de design industrial e de produto estabelecidos fazem parte entre outros:

Entre os representantes mais jovens do design industrial há que referir:

Muitos dos jovens e novos ateliers de design oferecem também design gráfico, de meios de comunicação e de comunicação, para além do design de produto. Em representação de outros, eis aqui alguns destes ateliers:

Produção e distribuição

O mercado austríaco do design industrial é bastante pequeno. É por esse motivo que os designers industriais e de produtos austríacos se orientam frequentemente pelo mercado internacional. No entanto, existe um conjunto de empresas tradicionais austríacas que apostam no design como factor concorrencial.

Aqui uma selecção das empresas mais importantes:

DESIGN GRÁFICO E DE COMUNICAÇÃO

Mais de metade dos designers austríacos trabalham na área gráfica, muitos deles são pintores. Só mesmo quase nas empresas individuais ou nos freelancer é que se existe ainda uma mera concentração nos serviços gráficos. Os novos serviços, tais como design de comunicação e o corporate design, correspondem à oferta largamente diversificada. Para além disso, a área gráfica está extremamente ligada a outras áreas económicas, tais como a música, a literatura, a publicidade, a arte, os meios de comunicação.

Alguns exemplos representativos dos muitos ateliers e agências profissionais:

• Área gráfica e da impressão 

• Design web e de comunicação 

DESIGN DE ESPAÇOS: INTERIORES E EXTERIORES

Ao tradicional sector austríaco dos móveis e bens de consumo começa a chegar um novo mundo do design. Deste são exemplos

Alguns dos representantes austríacos do novo mundo do design fizeram uma carreira internacional a partir da Áustria, como por exemplo 

Outros estabeleceram-se com sucesso no estrangeiro, como por exemplo 


Produção e distribuição

Existe na Áustria um conjunto de empresas tradicionais, que se distingue pelas suas características no mercado artístico. Trata-se de empresas como

cujo nome é sinónimo da aliança entre tradição e inovação.

Existe um grupo de jovens empresas que, juntamente com designers, detêm nichos de mercados bem sucedidos.
São destas exemplo 

A das möbel é uma empresa muito especial da distribuição austríaca do design de móveis em Viena. Esta empresa centra-se num design residencial jovem e não tradicional e na construção inovadora de móveis.

A plataforma PureAustrianDesign contribui significativamente para uma nova apresentação do design internacional austríaco.

DESIGN TÊXTIL E DE MODA

Com cerca de 3% de todas as empresas de design austríacas, o sector da moda e do design têxtil é o mais mais pequeno sector do design, sendo cerca de metade destas empresas empresas unipessoais. Nos últimos anos, no entanto, houve uma forte alinhamento de "labels" austríacos. reconhecimento internacional e uma profissionalização do mundo austríaco da moda.

Foi sobretudo a plataforma de moda "Unit F escritório de moda (Unit F büro für mode)" que contribuiu para um reconhecimento internacional e uma profissionalização do mundo austríaco da moda.

O potencial de crescimento é assim proporcionalmente grande. Dois terços dos "labels" nacionais de sucesso foram criados após 2000. É o sector do pret-à-porter que regista as maiores taxas de crescimento. Trata-se aqui de empresas que criam no mínimo duas colecções anuais e que trabalham em série.

A título de exemplo, alguns dos muitos posicionamentos de destaque e representativos do elevado potencial criativo e do nível dos designers de moda austríacos:

  • "labels" de design estabelecidos internacionalmente:
    Edwina Hörl, Hartmann Nordenholz, Petar Petrov, Ute Ploier, Wendy & Jim
  • vanguardistas/concepcionais:
    Eva Blut, Fabrics Interseason, flor de illusion
  • de orientação clássica:
    Edith A’Gay, Claudia Brandmair, Elfenkleid, Shella Kann, Michél Mayer, Claudia Rosa Lukas
  • up and Coming:
    Anna Aichinger, Awareness & Consciousness, House Of The Very Island’s Royal Club Division Middlesex Klassenkampf But The Question Is Where Are You, Now?, Wilfried Mayer, Eric Rainer
  • bijuteria e acessórios:
    Sonja Bischur, Büro Baumann, Petra Galogaza, Florian Ladstätter, Melanie Haarhaus, Rosa Mosa

Os "labels" de moda nacionais trabalham de modo muito direccionado para a exportação. A Europa é o principal mercado de destino, seguido do Japão. Na maior parte dos casos a exportação é feita por agências ou showrooms. Para além disso, na Europa a exportação também tem lugar através de participações em feiras.

As colecções modelo são fabricadas em empresas próprias. As maior parte das produções em série são preferencialmente produzidas por fabricantes nacionais de vestuário. Os locais de produção da Europa de Leste ganham cada vez mais importância.

Entre os produtores de moda austríacos encontra-se um conjunto de empresas conscientes da tradição, apostadas numa elevada qualidade e orientadas para uma produção manufacturada. Algumas investem consequentemente numa cooperação inovativa com designers.

Destas são aqui exemplos

Os trajes tradicionais assumem um lugar aparte. A cooperação entre a indústria austríaca de trajes tradicionais e a da moda geram uma nova adaptação criativa do vestuário tradicional.
Eis exemplos de empresas representativas de um Austrian Look cosmopolita e moderno.

A Áustria alberga uma indústria têxtil cheia de tradição, sediada sobretudo na Áustria Ocidental e tendo Vorarlberg como centro. Esta indústria caracteriza-se por uma grande orientação criativa e por uma boa ligação em rede ao mundo do design do país.

Alguns exemplos são

A Economia de Bordados de Vorarlberg (Vorarlberger Stickereiwirtschaft) é uma especialidade. A Áustria é o quarto maior produtor de bordados do mundo e o líder da inovação no design e na tecnologia.

MEDIAÇÃO E DISCURSO

Plataformas e representações

As mais importantes plataformas, instituições e representações na Áustria são sobretudo as seguintes:

Festivals and Events

Autor:
Doris Rothauer / Büro für Transfer
imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA