Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

Publicidade & relações públicas

letras no ar © ADVANTAGE AUSTRIA

© ADVANTAGE AUSTRIA

Medalha de ouro em Nova Iorque na disciplina filme TV publicitário, medalha de ouro em Montreux, ganhadora do prémio INMA Newspaper Marketing Award, platina e duas vezes ouro da Effie. Não são apenas as grandes empresas do sector das comunicações austríaco que festejam os seus sucessos, as pequenas agências também dinamizam de forma criativa os ramos da publicidade e das relações públicas, ultrapassando assim os limites da publicidade convencional.

Conteúdo

Tradição e inovação

Na Áustria, o ramo da comunicação é uma das áreas mais recentes da indústria da criatividade. As primeiras agências de publicidade austríacas foram fundadas durante o "boom" económico dos anos sessenta. Desde então, o sector da comunicação tem crescido constantemente e é um dos ramos da economia com um crescimento mais rápido. Durante os últimos anos foram as áreas do marketing directo e da gestão de eventos, bem como, sobretudo, a publicidade on-line as que se desenvolveram com um maior dinamismo.

Uma tendência interessante que se observa no sector da comunicação austríaco é a da prestação de serviços "crossover". Superam-se com uma frequência cada vez maior os limites entre a publicidade comercial e as áreas criativas clássicas. A elaboração dinâmica de disciplinas, tais como o Corporate Design ou o design da comunicação, caracteriza a fusão do design e da publicidade. O "sound branding" é fruto da inspiração mútua entre as áreas da publicidade e da música. 

Sectores e estruturas

Na Áustria, o ramo da comunicação é caracterizado por um rápido crescimento. A associação dos profissionais da publicidade e marketing conta com 20.000 membros activos. Durante os últimos anos, este número passou a mais do dobro.

Um terço das empresas é formado por empresas unipessoais. Observamos portanto que, tal como noutras áreas, a indústria da criatividade austríaca revela uma forte diferenciação do mercado. Algumas poucas grandes empresas enfrentam-se com numerosas pequenas agências e sociedades unipessoais.

Ramos profissionais

A associação dos profissionais da publicidade e do marketing da Câmara Federal da Economia da Áustria distingue entre os seguintes grupos profissionais:

  • Agências de publicidade
  • Design gráfico publicitário
  • Assessoramento em relações públicas
  • Arquitectura publicitária
  • Empresas de disponibilização de anúncios
  • Sondagens do mercado e da opinião pública
  • Distribuição de meios publicitários
  • Mediação de publicidade
  • Editoras de marketing directo e direcções
  • Agências organizadoras de eventos
  • Agências de multimédia
  • Agências de patrocínio

Dentro deste ramo, a área austríaca da publicidade e da comunicação divide-se em dois sectores:

  • A publicidade above-the-line (publicidade clássica) é maioritariamente definida como sendo a publicidade tradicional que atinge o consumidor através dos média tais como os jornais, os cartazes, a TV ou a rádio.
  • A publicidade below-the-line (publicidade "não clássica") visa sobretudo as relações públicas, as feiras, os patrocínios, os eventos, o marketing directo ou a publicidade on-line.

Criação e produção

A criação é o núcleo criativo do ramo da comunicação, divide-se na maior parte das vezes em visualização da mensagem publicitária (director artes gráficas/arte) e produção das mensagens de texto (redactor de textos publicitários). A coordenação global pertence à Direcção Criativa. Nas agências mais pequenas, os diferentes processos laborais não se dividem, frequentemente, entre criação e produção. As agências de maiores dimensões estão muitas vezes divididas em criação e contactos com o cliente, havendo contudo uma tendência para eliminar esta separação por motivos de estratégia e comunicação. Dentro do sector da criação existem também frequentes tentativas para superar a subdivisão em texto e artes gráficas.

Publicidade

Durante os últimos anos, os profissionais da criatividade da Áustria têm despertado atenção internacional em muitos festivais de publicidade, o que aconteceu tanto no caso das filiais das grandes redes de agências internacionais, como no caso das agências puramente austríacas. As agências com maior êxito no que respeita a prémios de criatividade durante o ano de 2006 foram as seguintes (trata-se de uma selecção):


A algumas grandes empresas publicitárias com até 100 colaboradores opõem-se numerosas pequenas agências e empresas unipessoais que, apesar das suas reduzidas capacidades, se destacam pela flexibilidade do seu campo de actividade e pelo seu potencial de criatividade, ocupando frequentemente excelentes posições em diferentes nichos.

Os meios de comunicação da especialidade Horizont e Bestseller publicam anualmente um "ranking" de criatividade para a avaliação do potencial de criatividade do ramo publicitário austríaco.

Relações públicas

O ramo austríaco das relações públicas é mais recente do que o sector clássico da publicidade. À diferença da publicidade pura (com o objectivo de aumentar as vendas), as RP tratam da comunicação (interna e externa), visando-se primordialmente o acordo mútuo e a génese da compreensão e da confiança.
Muitas grandes empresas de publicidade possuem as suas próprias divisões de RP. Mas as empresas que se dedicam exclusivamente às RP também podem ter êxito, tais como por exemplo:


Pretende saber mais sobre o sector das RP na Áustria? Poderá fazer o download de um estudo fundamental sobre o mercado das RP a partir do website Associação da Especialidade da Publicidade e Comunicação (Fachverband Werbung und Marktkommunikation) No website do Public Relations Verbandes Austria encontrará mais informações sobre os aspectos teóricos e práticos das RP.

Mediação e apoio

O sector da comunicação da indústria da criatividade austríaca é extremamente variado no que respeita as representações de interesses e as associações. Poderá encontrar aqui algumas destas entidades:

Média

A revista Lürzer´s Archive sai seis vezes por ano, sendo publicada pelo perito austríaco em publicidade Walter Lürzer. Esta revista oferece uma ampla perspectiva do ramo publicitário e isto a nível mundial.

Outros meios de comunicação do ramo da comunicação são os seguintes:

  • Der Horizont - semanário de publicidade, marketing e meios de comunicação
  • Bestseller - dez vezes por ano - relatórios dos bastidores do ramo da comunicação
  • Medianet - diário B2B especial para este ramo
  • a3 Wirtschaftsverlag - revista de meios de comunicação, marketing e publicidade
  • Extradienst - revista de marketing e comunicação

Distinções

Dentro das diferentes áreas do ramo da comunicação austríaco distribuem-se com regularidade prémios e outras distinções.

O prémio mais apreciado pelos profissionais da criatividade será provavelmente a Vénus do Creativ Club Austria . O mesmo se pode dizer do Effi, falando do ponto de vista do cliente.

As maiores distinções concedidas pelo Estado são as seguintes:

  • Prémio Estatal Publicidade
  • Prémio Estatal Relações Públicas

Outros prémios (selecção):

Poderá encontrar uma sinopse dos prémios nacionais e internacionais mais importantes neste ramo no website da Associação da Especialidade de Publicidade e Comunicação de Mercado (Fachverband Werbung und Marktkommunikation) .

Autor:
Doris Rothauer / Büro für Transfer
imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA