Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

PERSPECTIVA

Os fabricantes austríacos de produtos alimentares posicionam-se com individualidade e a melhor qualidade nos mercados europeus e internacionais. Os factores importantes de sucesso são aqui as inovações sustentáveis de produtos e processos, colaboradores com uma boa formação e marcas geridas de modo profissional. 

Conteúdo

Produtos e qualidade

A Áustria é sinónimo de alimentos provenientes de uma natureza saudável, assim como de um rígido controlo de qualidade. As exportações de sucesso são as matérias-primas resultantes de uma produção conforme às exigências ambientais e os produtos “com carácter” (produtos de elevada qualidade biológico-dinâmica). No pequeno mercado nacional, os produtores alimentares austríacos encontram-se numa situação de cerrada concorrência, o que permite uma boa preparação em termos de exportação.

Exemplo da indústria leiteira

Existem cerca de 90 leitarias e queijarias austríacas a trabalhar com elevados padrões de qualidade e uma competência de muitos anos. As matérias-primas empregues e a técnica de produção são de elevada qualidade, pelo que esta estratégia dá os seus frutos: neste sector, os produtos exportados são geralmente de maior qualidade do que os produtos importados.

Exemplo da indústria da carne

As possibilidades deste sector residem na exportação de carne fresca para mercados de países terceiros seleccionados, como por exemplo o Japão ou a Suíça, e para países vizinhos da Europa Central e Oriental. A carne de vaca austríaca goza da maior confiança junto dos consumidores.

As preparações à base de carne são particularmente apreciadas nos mercados de exportação, pertencendo o lugar de destaque ao toucinho austríaco.

Qualidade Austríaca

Nos últimos anos, a Áustria tornou-se num país de apreciadores da boa comida. Com qualidade e degustação, a indústria alimentar conseguiu posicionar-se não só no mercado nacional como também em mais de 180 mercados de exportação. O aumento da quota de exportação de 16,6% em 1995 para mais de 60% em 2015 sublinha estes sucessos.

Agricultores, viticultores e gastrónomos ambiciosos redescobriram e aperfeiçoaram a sua autonomia e desenvolveram produtos de elevada qualidade para os apreciadores. Em termos de qualidade, os produtores alimentares austríacos assumem a liderança da qualidade nos mercados europeus e internacionais. São exportados produtos de crescente sofisticação e preços elevados. Os consumidores de todo o mundo estão cada vez mais dispostos a pagar um preço correspondente à qualidade e a um sabor excepcional.

A maior parte das exportações agrícolas cabe aos produtos da indústria alimentar (capítulo alfândega 16 a 24). Os “reis da exportação” são, para além das bebidas energéticas, das limonadas e dos “ice teas”, a confeitaria, assim como a pastelaria fina e as especialidades da cozinha austríaca à base de farinha.

Exemplos da variedade dos produtos alimentares e bebidas austríacos, que gozam de grande popularidade internacional:

  • powersnacks saudáveis
  • wellnessdrinks
  • produtos biológicos
  • pastelaria e doçaria
  • preparações à base de fruta
  • alimentos com vantagens adicionais para a saúde e o bem-estar
  • bebidas que não só refrescam o corpo e o espírito como também purificam, revigoram e até dão asas

Na Áustria a vitícultura faz uma parcería original com a artitectura moderna. Descubra mais ouvindo um Audio Stream. Wine and Architecture (em inglês) [mp3, 894.8kb]

Especialidades regionais e agricultura biológica

A Áustria é conhecida em todo o mundo pela sua variedade em especialidades regionais de elevada qualidade, situando-se também bastante à frente na tendência internacional com uma parte crescente de produtos biológicos.

Cada Estado Regional austríaco tem as suas especialidades culinárias, que vão do doce especial aos requintados vinhos, passando pelo “salmão dos Alpes”. Entre os produtos biológicos mais apreciados da Áustria estão a carne, os enchidos, os cereais, a pastelaria e o leite e os produtos lácteos.

Qualidade regional

Quer se trate do óleo de caroço da Estíria ou dos alperces de Wachau, todos os produtos regionais da Áustria se caracterizam por uma elevada consciência de qualidade e pelo entusiasmo inovativo do produtor. Não só se preservam as receitas tradicionais, como também são desenvolvidos novos produtos.

A estrutura agrícola austríaca dos pequenos e médios camponeses resulta na utilização das melhores matérias primas nas especialidades regionais, vindo aqui aliar-se a experiência de longos anos.

Produtos biológicos

A agricultura biologíca protege o ambiente e contribui para uma conservação sustentável da paisagem. Descubra mais ouvindo um Audio Stream. Organic Farming (em inglês) [mp3, 883.7kb]

Conseguir em uníssono com a natureza a mais elevada qualidade dos produtos alimentares, através do respeito pela paisagem, da utilização cuidadosa das matérias-primas e da energia, eis o pensamento orientador da agricultura biológica. A Áustria é um dos países mais relevantes em termos do número de empresas biológicas do sector agrícola, sendo que este número não pára de crescer.

Existem cerca de 20.800 empresas biológicas que exploram cerca de 21% da superfície agrícola da Áustria. Cerca de 7% da produção biológica é exportada. Aqui os produtos mais importantes são o leite, o queijo, o iogurte, a manteiga, as batatas e a carne de vaca. Um exemplo: actualmente um terço das batatas biológicas da Áustria vai para a Grã-Bretanha.

Mercados de exportação

Com uma participação de cerca de 77% nas exportações, a UE é o mais importante mercado de exportação para a Áustria. No sector agrícola, a Alemanha e a Itália são os mais importantes parceiros comerciais da Áustria. No entanto, também a Hungria, a República Checa, a Polónia, a Eslovénia e a Eslováquia são mercados significativos para os produtos alimentares e para as bebidas austríacas.

Máquinas para a indústria alimentar e de bebidas

As empresas austríacas do sector da construção de máquinas exportam com sucesso para todo o mundo. O elevado padrão técnico e o know-how desta inovativa secção da construção de máquinas são apreciados nos mercados europeus e internacionais.

Os ofertantes austríacos não só produzem as máquinas, como também módulos, instrumentos e automatização, garantindo assim aos seus clientes a mais elevada qualidade e produtividade. Dos factores de sucesso fazem parte também técnicos bem formados, uma elevada consciência da qualidade e a ligação em rede com produtores noutros países.

Associação das Indústrias Técnicas de Metais
Wiedner Hauptstraße 63
1045 Viena (Wien)
Austria
 
+43 5 90900 3482
 
+43 1 505 10 20
office@fmti.at
 
http://www.metalltechnischeindustrie.at/en/
imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA