Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

PERSPECTIVA

As inovações de matérias ocupam uma parte significativa no sucesso económico. Com elas é possível chegar com novos produtos a novos mercados. A utilização de novos materiais e matérias durante a totalidade do ciclo de vida pode, para além disso, levar a enormes poupanças de percursores e energia, resultando daqui melhorias sensíveis para o ambiente. Na Áustria existem várias empresas a trabalhar no muito diversificado sector dos novos materiais.

Conteúdo

Engenharia de materiais

Os novos materiais são uma componente dos mais inovadores campos da tecnologia. Sem o recurso a novos materiais não existiriam toda uma série de tecnologias-chave. Entre estas contam-se, nomeadamente: 

  • Técnica de informação
  • Técnica ambiental
  • Técnica de defesa
  • Técnica energética
  • Técnica de processamento
  • Técnica de produção

Materiais compostos de madeira

A madeira é particularmente importante na Áustria como matéria e, tanto a indústria da madeira austríaca como as empresas austríacas que se dedicam ao desenvolvimento de materiais compostos, assumem um papel internacional líder. Através de processamento mecânico e químico posterior é possível conseguir novas matérias industriais a partir da madeira, constituindo estas depois a base de novos produtos inovadores.

Na área de negócios da melamina, a Borealis Agrolinz Melamine GmbH , de Linz, é líder de mercado na Europa e número dois a nível mundial. Uma das novidades de produto desenvolvida nos centros de competência da Agrolinz Melamine International (AMI) e no centro de competência de Linz Wood K plus foi premiada com a mais importante distinção da economia florestal e da madeira: o prémio Schweighofer. A nova matéria comercializada sob o nome «hiperwood» é um material composto cujo fabrico se baseia na melamina. Não funde, mesmo a temperaturas elevadas, e pode revolucionar a produção de janelas e de partes de casas pré-fabricadas.

A Isosport com sede em Eisenstadt é líder de mercado mundial de materiais sintéticos compostos para a indústria de ski e de snowboard. Para além disso, a empresa é um fornecedor de qualidade líder de matérias termoplásticas compostas para as indústrias de construção, automóvel, de painéis, de desporto e de tempos livres. A empresa comercializa os seus produtos em mais de 40 países por todo o mundo.

Materiais compostos de metal

Neste segmento não é possível contornar a empresa tirolesa PLANSEE Group – o líder mundial da marca de materiais de grande rendimento fabricados com base em pó metalúrgico. Desde 1921 que a PLANSEE desenvolve, produz e comercializa produtos inovadores a partir de metais de fusão elevada e as suas ligas, assim como materiais metálicos compostos. Os produtos da PLANSEE são utilizados não só na indústria automóvel, como também na electrónica, na técnica medicinal, na técnica energética e de revestimento e na aviação espacial e aérea. A empresa está representada com 34 localizações em 16 países.

Investigação

Há cada vez mais institutos austríacos a trabalhar na investigação do tema novos materiais.

As investigações no Instituto de Engenharia de Materiais (Institut für Werkstoffwissenschaft) centram-se sobretudo nos materiais com maior significado para a construção de máquinas: dos metais, passando pelos polímeros e cerâmicas, aos materiais compostos.

O enfoque da investigação do Instituto de Estudo dos Materiais e Controlo de Sintéticos (Institutes für Werkstoffkunde und Prüfung der Kunststoffe) em Leoben situa-se no comportamento mecânico de materiais compostos e sintéticos sob impacto, sobrecarga de longa duração e fadiga. Para além disso, é investigado o significado de materiais polímeros no que respeita o desenvolvimento sustentável, sendo eventualmente disponibilizados alguns serviços de I&D para a indústria.

A Austrian Institute of Technology (AIT) é o estabelecimento de investigação austríaco não universitário mais importante. No centro das investigações da área de negócios do Mobility Department «Light Metals Technologies» do AIT encontram-se novas ligas de alumínio e magnésio para a indústria automóvel. A equipa de cerca de 30 peritos desenvolve e testa novas peças leves a partir de materiais compostos, que diminuem o peso do veículo e continuam a garantir a sua segurança.

Projecto exemplo

O projecto APMT - Advanced Polymeric Materials and Process Technologies reúne oito parceiros científicos da Alta Áustria, o Centro de Transferência de Técnica de Sintéticos (Transfercenter Kunststofftechnik), em Wels, e oito empresas parceiras, que desenvolvem conjuntamente novos materiais multi-funcionais de polímero com características melhoradas e perfis de desempenho para a indústria automóvel e de construção.

INTERTOOL

Não é só no sector da investigação de novos materiais que a Áustria ocupa um significado internacional, mas também como local de feiras. Na INTERTOOL tem lugar uma feira de tecnologia de fabrico, que é transfronteiriça e abrange vários ramos. Esta feira reflecte todo o mercado de produtos inovadores, serviços e soluções do sector industrial e apresenta seis feiras especializadas sob um só tecto.

Cluster e redes

A Áustria dispõe de excelentes condições de enquadramento para um trabalho cluster de sucesso no sector dos novos materiais. O espectro é diversificado, as pequenas empresas unem-se formando redes de sector e aumentando assim a sua eficiência. As redes de parceiros científicos e as parcerias entre empresas aliam competências que abrangem toda a cadeia de criação de valor, o que garante o desenvolvimento eficiente de produtos para a maturidade do mercado.

Cluster dos sintéticos

O maior e mais importante Cluster dos Sintéticos (Kunststoff-Cluster) sediou-se na Alta Áustria e desenvolveu um centro de competências no sector dos novos materiais. O cluster de sintéticos reúne mais de 380 empresas dos sectores:

  • Processamento de sintéticos
  • Construção de máquinas de sintéticos
  • Construção de formas e de instrumentos
  • Comércio e fabrico de matéria-prima/reciclados
  • Serviços e institutos de técnica de sintéticos
  • Centros de transferência de I&D

A Business Upper Austria e a ecoplus são apoiadas pela Wirtschaftsagentur GmbH da Baixa Áustria.

Engenharia de materiais na Estíria

Só na Estíria existem mais de 1.100 empresas a trabalhar na área da engenharia de materiais. A melhor perspectiva sobre as empresas de tecnologia inovadoras e orientadas para a exportação, assim como sobre as instituições do sector, é dada pela plataforma para o intercâmbio de Tecnologia e Conhecimento , que é apoiada pela Styrian Business Promotion Agency, SFG.

O Materialcluster Styria reúne todas as empresas da Estíria, instituições e estabelecimentos científicos que trabalham no sector dos materiais, e reúne 5 universidades, 2 escolas superiores técnicas, 22 centros impulsionadores e o Science Park de Graz.

Plataforma para materiais compostos de madeira-material sintético

Desde Março de 2010 que existe na Áustria uma nova plataforma para os materiais compostos de madeira- material sintético. Muitas empresas, nomeadamente o líder de mercado, conjugam os seus esforços na WPC Plattform Austria para conseguirem ainda melhores oportunidades num mercado mundial em expansão. As actividades da nova plataforma situam-se nos sectores

  • Projectos de I&D
  • Desenvolvimento de tecnologia
  • Viabilidade económica
  • Mercados
  • Compounding e
  • Relações Públicas

Os membros encontram-se ao longo de toda a cadeia de produção de valor, da preparação da matéria-prima/madeira, passando pelo fabrico de instrumentos, a construção de máquinas e o processamento, aos institutos científicos.
imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA