Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

PERSPECTIVA

A investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação não só são responsáveis por um crescimento económico sustentável e por um desenvolvimento estável do emprego, como também contribuem para a resolução de desafios futuros. As empresas austríacas demonstram uma elevada capacidade de investigação e desenvolvimento e disponibilizam novas tecnologias orientadas para a exportação, como, por exemplo, aplicações de nanotecnologia ou soluções telemáticas.

Conteúdo

O conhecimento como factor económico

Na Áustria as despesas internas brutas para investigação e desenvolvimento situam-se nitidamente acima da média da UE. Os investimentos das empresas estrangeiras na Áustria em I&D crescem desde há anos e atingem um novo nível. Nos últimos 10 anos a indústria nacional duplicou as suas despesas de I&D. Os produtos e serviços exportados com sucesso pela Áustria são provenientes dos sectores:

  • Nano tecnologia (Nanotechnologie)
  • Telemática (Telematik)

Conhecimentos resultantes da tradição

Em 1943, o austríaco Paul Eisler inventou a placa de circuito impresso, um suporte para componentes electrónicas que hoje encontramos em todos os aparelhos electrónicos. A empresa austríaca AT & S é hoje a maior fabricante de placas de circuito impresso da Europa e da Índia, estando também muito empenhada na China. A empresa de Leoben encontra-se particularmente bem posicionada no mais elevado segmento da tecnologia, o das placas de circuito impresso HDI Microvia, especialmente utilizadas em mobile devices. O grupo também exerce com sucesso a sua actividade na investigação e no desenvolvimento de placas de circuito impresso de automotive moderno, assim como no sector da técnica industrial e medicinal.

A investigação como base

Os cientistas austríacos são hoje considerados dos melhores do mundo na investigação de computadores quânticos. Os dois físicos de Innsbruck, Peter Zoller e Hans Briegel, assim como o físico experimental vienense Anton Zeilinger são dos peritos mundialmente mais citados nesta área.

As condições para o desenvolvimento de novas tecnologias são excepcionais. É considerável a diversidade existente na Áustria no campo da investigação. Esta abrange dos sectores tradicionais e orientados por elementos básicos aos novos campos direccionados para a utilização. A investigação empresarial encontra-se muitas vezes em pequenas e médias empresas com gosto pela inovação.

Micro e nanotecnologia

A microtécnica e a nanociência são consideradas tecnologias de futuro e muito promissoras, gozando de elevada consideração na Áustria. Trata-se aqui sobretudo da electrónica de semicondutores e das ciências dos materiais.

Dos mais importantes produtos e/ou áreas de aplicação da nanotecnologia fazem parte:

  • Pigmentos e outros aditivos para vernizes e sintéticos
  • Processadores
  • Revestimento de superfícies, tais como mosaicos, banheiras ou bancas de trabalho
  • o fabrico de materiais dentários para preenchimento
  • a utilização de partículas nano para novos diagnósticos e terapêuticas

Existem actualmente cerca de 100 empresas austríacas que aplicam os seus conhecimentos de nanotecnologia. Existem também inúmeras empresas que trabalham em sectores nos quais a nano desempenhará um papel importante, como, por exemplo, em Microelectrónica (Mikroelektronik) , Óptica, Técnica medicinal (Medizintechnik) , Técnica de sensores (Sensortechnik) , Técnica de materiais (Werkstofftechnik) , Indústria farmacêutica (Pharmaindustrie) , Indústria automóvel (Autoindustrie) , Indústria têxtil (Textilindustrie) , navegação aérea e espacial.

Técnica do presente com potencial do futuro

A robótica trata a tentativa de reduzir o conceito da interacção com o mundo físico aos princípios da técnica de informação, abrangendo sectores parciais da informática (em especial a inteligência artificial), da electrotécnica e da construção de máquinas. O objectivo da robótica é, através da programação, conseguir uma colaboração controlada da robótica electrónica e da mecânica robótica.

A optoelectrónica tenta combinar as vantagens da preparação e processamento electrónico dos dados com as vantagens das características de transmissão da luz. A optoelectrónica é parte integrante da nossa vida quotidiana, por ser utilizada em ecrãs, computadores, memórias ópticas e suportes de dados.

A técnica dos semicondutores trata do fabrico técnico de componentes e conjuntos microelectrónicos (circuitos integrados), sobretudo de materiais semicondutores.

Novas tecnologias para pessoas e ambiente

A Áustria é o país das pequenas e médias empresas inovadoras. Nos seus sectores tecnológicos e nos seus nichos de mercado, muitas das médias empresas estão entre as melhores do mundo, financiando em grande parte por si próprias as suas despesas de investigação e desenvolvimento. Algumas empresas multinacionais concentram na Áustria os seus departamentos de investigação e de desenvolvimento.

As empresas austríacas enfrentam os desafios futuros e desenvolvem produtos e serviços tecnológicos inovadores para as pessoas e para o ambiente.

O desafio da eficiência energética

Um dos sectores de negócios importante da Fronius International GmbH é a electrónica solar. A nova pilha de combustível de elevada eficiência e rentabilidade desenvolvida pela Fronius é fornecida para o mercado europeu e também para o Brasil, Canadá, Índia e China.

Para impulsionar o tema da e-mobilidade, algumas empresas nacionais de referência (Verbund, Magna, Siemens, AVL List, etc.) juntaram-se num projecto comum (Austrian Mobile Power ). A iniciativa «Austrian Mobile Power» tem a visão de que os automóveis ligeiros e os utilitários leves se movimentem futuramente com electricidade proveniente de energias renováveis. A Áustria, na qualidade de país das energias renováveis, oferece as melhores premissas para um sistema de tráfego amigo do ambiente, com base em fontes de energia renováveis e viável numa perspectiva de futuro.

O desafio da segurança

A empresa Frequentis é líder de mercado em sistemas de controlo aéreo, tendo desenvolvido o primeiro grande sistema mundial completamente digital de transmissão de linguagem do controlo aéreo europeu Eurocontrol.

A Grabner Instruments Messtechnik GmbH é uma das fabricantes líder de aparelhos de medição automáticos para controlo de qualidade de produtos petrolíferos.

Para a segurança do sector contribui igualmente a Phenomatics Virtual Reality Software GmbH , que desenvolve e distribui mundialmente o único software para a visita virtual de refinarias e para a simulação de falhas e acidentes.

A Schiebel Group é líder em aparelhos de procura de minas. Um outro produto da empresa são os helicópteros não guarnecidos que, com base em investigação inovadora e técnica apurada são desde já líderes mundiais de mercado neste sector.

As Durisol-Werke são pioneiras no fabrico de painéis de isolamento acústico de betão de aparas de madeira. A paleta de produtos caracteriza-se pelo seu perfil ecológico de fabrico e impressiona pelos seus espectaculares valores de protecção acústica.

imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA