Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

PERSPECTIVA

Por todo o mundo, a rápida difusão das tecnologias ambientais é cada vez mais significativa para um desenvolvimento sustentável. Trata-se do controlo de emissões, das técnicas de poupança de energia ou da economia de resíduos. A técnica ambiental e a energia renovável serão dos sectores da indústria que irão rapidamente crescer no futuro.

Conteúdo

Concentração de técnica ambiental e de competência

A Áustria assume um papel de liderança em termos comparativos em questões de técnica ambiental. As possibilidades de mercado e de exportação deste sector são reconhecidas por muitas empresas. As tecnologias que podem ser utilizadas para a produção de energia de modo ambientalmente neutro e económico assumem um lugar importante na economia austríaca.

Fundo de energia para um futuro saudável

Um marco importante na política energética é o fundo de energia. Trata-se de 500 milhões de euros destinados ao apoio de energias renováveis, tecnologias de eficiência energética e mobilidade amiga do ambiente. A energia hidráulica, a energia solar e as inovadoras tecnologias da biomassa são úteis para a protecção do ambiente e para a segurança do fornecimento.

Tecnologias ambientais com força económica

Ao compararmos a percentagem da indústria ecológica no produto interno bruto constatamos que a Áustria ocupa aqui o segundo lugar a nível da UE. A indústria de técnica ambiental austríaca cresce particularmente depressa. Nesta tendência o primeiro lugar é ocupado pelo sector da térmica solar. Na Áustria são transaccionados por ano cerca de 8,2 mil milhões de euros na técnica ambiental.

Técnica inovadora para um manuseamento responsável dos recursos

A percentagem dos suportes de energia renováveis na Áustria é comparativamente elevada. As empresas austríacas sentem um merecido orgulho da boa eficiência dos recursos da água, energia e reciclagem de resíduos. As tecnologias-chave, tais como a utilização da biomassa, o tratamento de águas ou técnicas inovadoras das águas residuais, não são só aplicadas na Áustria. Os produtos e o know-how do manuseamento sustentável dos recursos são também procurados nos mercados internacionais.

Sol, água, ar

Na Europa espera-se um grande crescimento da térmica solar nos próximos anos. Na Áustria, encontra na GreenOneTec o maior fabricante de colectores planos a nível mundial. Esta e outras empresas austríacas estão bem preparadas para um interesse reforçado nos seus produtos. A Áustria já hoje fornece colectores a mais de 30% do mercado europeu.

Relativamente à electricidade solar, os produtos austríacos, tais como conversores e o encapsulamento de módulos fotovoltaicos, são internacionalmente muito procurados, devido a sua força inovadora e qualidade.

A Áustria é um dos países europeus mais rico em água. Uma das principais preocupações é a de proteger aqui os recursos hídricos, tornando-os igualmente sustentáveis para as gerações futuras. Assim, as empresas austríacas do sector do tratamento da água têm disponíveis várias soluções também destinadas à exportação, por exemplo.

  • filtragem de partículas das águas residuais
  • água pura para a indústria electrónica, alimentar e farmacêutica
  • correcções de valores pH para a eliminação de metais pesados de águas residuais ácidas e alcalinas 

De acordo com estatísticas da AgênciaFederalAmbientalda Áustria, as emissões de dióxido de enxofre na Áustria caíram aproximadamente 77% desde 1990. Este é só um dos resultados positivos das medidas de melhoramento da qualidade do ar, que se inserem numa política climática activa e fornecem impulsos importantes para a inovação do sector da técnica ambiental austríaca.

O potêncial do biogás

A Áustria dispõe de um grande know-how na produção de biogases e tem mais de 300 instalações de biogás, reconhecidas como instalações de electricidade ecológica. Nos últimos anos foram ganhos importantes conhecimentos na preparação do biogás para a sua adaptação à qualidade de gás natural. 

Resíduos, factor económico

Existem na Áustria cerca de 800 empresas que trabalham no sector da recolha e tratamento de resíduos. O sector assume cada vez mais um papel pioneiro, disponibilizando todos os produtos e serviços relevantes, como por exemplo:

  • recolha
  • tratamento
  • transporte
  • triagem
  • depósito
  • aproveitamento térmico

Instalações de técnica ambiental e aparelhos

As empresas austríacas do sector da construção de máquinas exportam com sucesso para todo o mundo. O elevado padrão técnico e o know-how desta inovadora área da construção de máquinas são considerados nos mercados europeus e internacionais.

Os oferecedores austríacos não só produzem máquinas como também fornecem, para além disso, módulos, instrumentos e automatização, que garantem aos seus clientes a maior qualidade e produtividade. Técnicos com uma boa formação, elevada consciência da qualidade e a ligação em rede com fornecedores de outros países são alguns dos factores de sucesso.

Para mais informações contacte por favor o seu o seu Escritório da ADVANTAGE AUSTRIA (ADVANTAGE AUSTRIA-Büro) ou dirija-se directamente à:

Associação das Indústrias Técnicas de Metais
Fachverband Metalltechnische Industrie
Wiedner Hauptstraße 63
1045 Viena (Wien)
Austria
 
+43 5 90900 3482
 
+43 1 505 10 20
office@fmti.at
 
http://www.metalltechnischeindustrie.at/en/
imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA