Configurações de cookies

Aqui é possível ver e modificar as configurações de cookies utilizadas em www.advantageaustria.org e respectivos subdomínios.


Salvar configurações
Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

Perspectiva

Cada peça de Lego contém know-how austríaco, uma vez que a empresa Lego utiliza máquinas de injeção de moldes austríacas nas suas peças de plástico. E quem voar num A380, o maior avião de passageiros do mundo, pode ver peças de produção austríaca na fuselagem e nas asas. Estes são apenas dois exemplos da forte posição no mercado internacional das empresas austríacas dos setores da indústria química e de plásticos, cuja taxa de exportação é de cerca de 70%. Muitas dessas empresas são empresas tradicionais, líderes mundiais devido ao seu serviço pioneiro e à sua inovação. E o desenvolvimento promissor da indústria química e de plásticos continua. Isso é garantido por meio da extraordinária formação profissional dos colaboradores e altas taxas de pesquisa – doze por cento no setor farmacêutico!

O setor dos plásticos austríaco abrange toda a cadeia de valor, desde as matérias-primas até ao produto final. Isto inclui:

  • produção de matéria-prima;
  • engenharia mecânica aplicada a plásticos;
  • produção de ferramentas e moldes;
  • transformação de plásticos;
  • serviços específicos associados aos plásticos, bem como
  • instituições de pesquisa e instituições de formação no âmbito dos plásticos.

Um cluster regional de empresas do ramo dos plásticos permite que a Áustria se torne uma plataforma para uma estreita colaboração entre as áreas da tecnologia, do desenvolvimento e da formação. As empresas do setor incluem Global Players, mas também líderes de mercado em determinados nichos, que fornecem aos seus clientes produtos sustentáveis da mais alta qualidade.

A indústria química permite inovações em produções a jusante. A indústria química como setor transversal está ligada a muitos outros setores, como o da mecatrônica, da tecnologia de informação, da tecnologia médica ou da indústria automóvel. A comunicação eficiente com os clientes é um dos segredos deste setor austríaco, o qual também é muito valorizado pela sua confiabilidade.

Presentes em nível mundial

O setor químico e de plásticos austríaco opera em nível mundial. Por exemplo, o centro de pesquisa internacional de uma empresa originalmente dinamarquesa se encontra, já há alguns anos, no parque industrial de empresas químicas de Linz, na Alta Áustria. Nesse centro, 350 funcionários dedicam-se à pesquisa dos materiais do futuro. Na Áustria também está sediada a empresa líder mundial do setor químico e metalúrgico, a qual possui filiais em países como  Canadá, Eslovênia, Japão e  China, que foi fundada em 1898. Adicionalmente, o fornecimento de embalagens a um dos principais produtores de bens de consumo mundiais está a cargo de um fabricante de plásticos e embalagens austríaco.

Cooperação em prol das melhores soluções

As empresas de plásticos austríacas se distinguem, sobretudo, pela sua capacidade de cooperação. Elas trabalham em projetos que abordam tópicos atuais, recorrendo a plataformas e a parceiros de pesquisa universitários e não universitários. Um exemplo disso é a iniciativa "Smart Plastics", uma rede profissional de serviços e de conhecimento para projetos no âmbito da mecatrônica, materiais sintéticos e design. A plataforma de cooperação e inovação é usada por 17 parceiros. Existem outras cooperações que se dedicam a tópicos como a construção leve e a flexibilização e otimização da produção. O "cluster" de empresas de plásticos, que constitui a rede do setor dos plásticos na Alta Áustria e países vizinhos, está trabalhando intensamente na questão dos plásticos orgânicos.

Formação profissional excelente

A engenharia tradicionalmente forte faz com que o setor químico e de plásticos da Áustria sejam particularmente competitivos. O sistema dual da formação profissional serve como modelo para muitos países. Além disso, existem escolas profissionalizantes e escolas técnicas superiores vocacionais para plásticos, bem como um curso superior e licenciaturas em engenharia de polímeros da Universidade de Leoben e da Johannes-Kepler-Universität Linz (Universidade Johannes-Kepler de Linz) .

Consciência ambiental

"Responsible Care" é uma iniciativa voluntária da indústria química que tem como objetivo a melhoria das condições de saúde, de segurança e do ambiente. A Áustria foi o primeiro país onde se realizou a verificação do cumprimento das disposições RC. As empresas austríacas que pretendam participar são obrigadas a realizar auditorias externas. A Áustria assume, desta maneira, uma posição única na Europa.

Em inúmeras aplicações, os plásticos permitem economizar mais energia e recursos do que seriam necessários para produzir os mesmos. Os constantes desenvolvimentos e a tendência para produtos de plastico cada vez mais leves contribuem para que, no fabrico dos mesmos, seja apenas utilizada a quantidade de material indispensável para garantir um funcionamento seguro.

A indústria química da Áustria dispõe de inúmeras matérias-primas biogênicas. É sobretudo o "cluster" de empresas de plásticos que se dedica intensamente a este tópico. Na produção de biodiesel da Áustria, 40% das matérias-primas usadas provêm do regime de gestão de resíduos. Esta porcentagem coloca o país em primeiro lugar em nivel internacional. Adicionalmente, há um outro aspecto que evidencia a responsabilidade que o setor assume pelo futuro: a Áustria abriu mão do uso de óleo de palma.

Data da última atualização:
2018.05.15
imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA