Configurações de cookies

Aqui é possível ver e modificar as configurações de cookies utilizadas em www.advantageaustria.org e respectivos subdomínios.


Salvar configurações
Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

Perspectiva

Todos os anos, o design austríaco é particularmente visível nas ruas e Shopping centers de mais de 120 países: Iluminação de Natal concebida na Áustria. Esta é apenas uma das áreas em que os designers austríacos se distinguem internacionalmente. O país ocupa uma posição única no mundo do design, já que se encontra no coração da Europa, entre a poesia do design italiano, a arte da engenharia e o requinte do design alemão e as novas correntes criativas do Leste da Europa. O design da Áustria é uma conjugação de várias influências , ele tem um caráter especial e é apreciado mundialmente.

O setor do design inclui diversas áreas. O serviço de design de produto, também designado design industrial, contempla o lançamento de produtos em série e/ou industriais. O design gráfico é a concepção visual dos elementos gráficos de textos e imagens, facilitando a compreensão e estimulando a atenção. O design social focaliza o ser humano. O design de interiores e da moda são outros campos do design.

Tecnologias, materiais e formas

O design austríaco é caracterizado por três fatores:

  • Uma enorme obsessão pela vertente tecnológica. O design austríaco revela um profundo conhecimento tecnológico.
  • A paixão pelos materiais. Existe uma enorme abertura quanto aos materiais usados, quer quanto a materiais de alta tecnologia, como materiais recicláveis ou materiais recentemente descobertos (materiais naturais).
  • Um estilo minimalista combinado com um senso de humor peculiar.

Mobilidade e muito mais

O "Mobility Design" da Áustria está presente nos quatro cantos do mundo nos veículos de combate a incêndios, trens, motocicletas de competição ou bicicletas elétricas dobráveis. O mundo dos cristais também é dominado pelo design austríaco, graças à invenção austríaca, em 1892, de uma máquina que permitia polir cristal em nível industrial. Hoje em dia, o design das figuras de cristal, dos instrumentos de precisão ótica e da joalheria de cristal da Áustria é apreciado em mais de 170 países. Uma ortótese para apoio das costas, concebida na Áustria, ganhou o prémio de design alemão e o IF Design Award, sem dúvida um bom exemplo do reconhecimento internacional do design austríaco.

Pioneiros por tradição

A história do design austríaco conta com inúmeros pioneiros. A título de exemplo, podem ser mencionados Adolf Loos, reformador da arquitetura moderna, Carl Auböck, pioneiro em nível estilístico durante o período pós-guerra, e Hans Hollein, arquiteto do pós-modernismo. Até hoje, muito por força das inovações atuais e das tendências à margem da cultura popular, os criadores de designs austríacos têm conseguido preservar a fama da Áustria como um país de design, em nível internacional.

Ciência e pesquisa

Mais de 60% dos designers da Áustria possuem uma formação superior. O Instituto de Design da Universität für angewandte Kunst (Universidade de Artes Aplicadas) de Viena é um dos mais importantes estabelecimentos de ensino da Europa, fomentando a interligação nacional e internacional de conhecimentos de design em Viena. O curso distingue-se pela transferência de conhecimento em pequenos grupos e pelo contacto entre docentes e estudantes, pela possibilidade de optar por projetos livres e experimentais, bem como por workshops e conferências com a participação de especialistas nacionais e internacionais.

A transferência de conhecimento entre designers, empresas de tecnologia, laboratórios de investigação de universidades, setores da indústria e grupos de reflexão está em constante processo de otimização. Os criadores de designs têm um papel crucial que consiste em transformar os conceitos desenvolvidos por laboratórios de investigação e fábricas em produtos comercialmente viáveis. Os serviços dos escritórios de design são, cada vez mais, um fator decisivo que permite aos clientes dos mesmos assegurar melhores resultados comerciais. Como tal, a colaboração junto de designers tem vindo a ser progressivamente encarada como um investimento valioso por parte do setor da ciência, da economia e da indústria.

Design e responsabilidade

O Ecodesign, também designado design ecológico ou design sustentável, é uma área muito própria e com uma enorme relevância no contexto do design austríaco. Os princípios orientadores são os da sustentabilidade. O objetivo principal é, através de uma gestão de recursos inteligente, otimizar o empenho de todos os participantes da cadeia de valor agregado, com níveis de poluição ambiental reduzidos e sob condições sociais justas.

A Áustria conta também com excelentes exemplos para a área em expansão do Green Design, como uma instalação fotovoltaica móvel dobrável que se auto-orienta segundo o sol, garantido assim níveis de desempenho máximos em termos de geração de energia. Além disso, ela ainda tem uma aparência bonita, apresentando-se como mais um exemplo de design austríaco com características que chamam atenção e assim aumentam as vendas.
Data da última atualização:
2018.05.15
imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA