Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

Perspectiva

A indústria eletrônica austríaca tem uma taxa de pesquisa de 21%, o que a coloca num lugar de destaque da Europa. Este investimento na inovação demonstra resultados impressionantes. Vale lembrar, neste âmbito, que o líder de mercado europeu em placas de circuito impresso de alta qualidade é austríaco, assim como um dos principais desenvolvedores de semicondutores em nível mundial. Os seus microchips são utilizados em celulares, leitores de e-books e tomógrafos computorizados. O líder de mercado mundial em sistemas eletrônicos de controle do motor para móveis de altura reguláveis é, também, uma empresa austríaca. E quem visitar o museu MAXXI em Roma (projetado por Zaha Hadid) verá arte contemporânea num conceito de luz particular, concebido e executado por um especialista em iluminação austríaco.

O setor elétrico e da eletrônica é o segundo maior empregador industrial da Áustria. Com um investimento em pesquisa de mais de 20.000 euros por cada emprego gerado, este é o setor austríaco que apresenta a maior intensidade em pesquisa. 

O setor fornece soluções sustentáveis para muitas áreas, como automatização e informatização, análise de dados, eficiência energética, componentes para as tecnologias de transportes e de construção, desenvolvimentos especiais para a telemática de transportes, tecnologias no âmbito do controle e da propulsão para a indústria automóvel ou circuitos integrados analógicos para Consumer Electronics e tecnologia médica.

Seja qual for o produto: iluminação LED, geradores ou acessórios para bondes — os componentes eletrônicos oriundos da Áustria têm muita procura em nível mundial e as empresas austríacas constituem uma enorme rede internacional. Mais de 80% dos produtos do setor são exportados para 150 países de todo o mundo. 

Excelência em todos os tamanhos

Juntamente com grupos empresariais, que operam em escala global e que possuem centros de pesquisa e desenvolvimento na Áustria para a produção de produtos de elevada qualidade, existem ainda pequenas e médias empresas muito bem-sucedidas em nível internacional devido a produtos e soluções especializados.

Uma empresa familiar austríaca, com mais de setenta anos de história e especializada em sistemas de carregamento de baterias,  hoje é um dos principais fabricantes mundiais de inversores de sistemas fotovoltaicos para a geração de eletricidade a partir da energia solar e, consequentemente, um dos líderes em no campo de energias renováveis.

O líder de mercado em iluminação doméstica e luzes exteriores também é uma empresa familiar da Áustria. A empresa tem aproximadamente 3.000 funcionários e 50 empresas distribuidoras, operando em todo o mundo.

Um especialista em eletrônica da Áustria ganhou fama mundial com seus produtos que focam a saúde e o bem-estar das pessoas. As unidades de controle e comandos para ajustes de altura para móveis de escritório, camas, poltronas de massagem e relaxamento, são adaptados às necessidades do cliente e do mercado. A taxa de exportação da empresa é de 100%. 

Uma empresa high-tech recentemente criada se dedica a desenvolvimento, produção e distribuição de discos rígidos SSD de elevada qualidade. Uma outra empresa austríaca se especializou em motores elétricos, inversores e sistemas de propulsão que são utilizados nas mais diversas áreas: em máquinas-ferramentas, bombas ou sistemas de transporte, mas também em bicicletas elétricas. 

Um dos líderes no fabrico de cabos, fios e conjuntos de cabos para a indústria automóvel, de elevadores e escadas rolantes também é originário da Áustria. A confiança depositada em sistemas austríacos de controle de instalações industriais não é exclusiva de um famoso fabricante de embalagens de bebidas. A Audi e a BMW também optam pelos mesmos sistemas.

Olhar para o futuro

Indústria 4.0: A interligação por via digital dos sistemas de produção proporciona às empresas do setor da eletrônica enormes oportunidades e representa novos desafios para a pesquisa nessa mesma área. Os fornecedores austríacos de soluções de automatização são pioneiros na indústria do futuro.

Mais um tema relacionado ao futuro, e que já é abordado pelas empresas austríacas há algum tempo, é o da eficiência energética. Esta questão está inerente aos desenvolvimentos nas áreas da automatização e da tecnologia energética e certamente ganhará cada vez mais importância.

A informatização na área dos Consumer Electronics, nomeadamente, na Internet of Things, está a progredir e, nesta área, as empresas austríacas também apresentam soluções. Os especialistas austríacos do setor também se dedicam a temas como a análise e avaliação de dados (Big Data) do setor da saúde, indústria, mobilidade, inclusive o uso das redes sociais e questões relacionadas com a segurança de dados.

Competências eletrônicas

Elevados investimentos na pesquisa e uma formação excelente permitem que as empresas austríacas são capazes de fornecer produtos e serviços de elevada qualidade. Além do sistema dual e das ETS (Escolas Técnicas Superiores) que formam trabalhadores austríacos jovens altamente competentes, o setor da eletrônica do país pode confiar na boa formação técnica das universidades da Áustria, por ex., TU Wien, TU Graz. 

Além disso, mais de 50 institutos ou instituições de pesquisa não universitárias são parceiras na cooperação junto às empresas. Times internacionais de pesquisa  desenvolvem soluções inovadoras e garantem uma vantagem competitiva decisiva. 

Data da última atualização:
2018.05.16
imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA