Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

SISTEMA DE FORMAÇÃO DUAL

Sala de aula © photocase.com/jomi

© photocase.com/jomi

Uma particularidade do sistema de formação austríaco é a estreita ligação entre o sector económico e a formação. E não são só os formandos que tiram proveito desta formação que funciona em articulação com a prática profissional, são também os finalistas das escolas superiores profissionais, das escolas superiores técnicas e das universidades.

A combinação da teoria e da prática

O sistema dual – a combinação de teoria e prática - é aplicado não só nas categorias profissionais resultantes de uma aprendizagem, como também nas escolas superiores de formação profissional. Os planos curriculares ou os temas principais das formações profissionais são adaptados às exigências do sector económico, os aprendizes são formados de modo especializado pelas empresas ou absolvem estágios nessas mesmas empresas. Em projectos conjuntos realizados entre as escolas e o sector económico, por exemplo em projectos de teses ou em projectos no âmbito do trabalho em empresas de exercício, são implementados resultados de pesquisa e de desenvolvimento relevantes em termos práticos.

Esta combinação é considerada exemplar a nível europeu e constitui um factor chave do sucesso da localização económica da Áustria. Os investidores estrangeiros apreciam especialmente as capacidades técnicas específicas e os fundados conhecimentos de base dos trabalhadores austríacos.

A Áustria dispõe de uma ampla rede de instituições de ensino superior (IES). Estas instituições estão divididas entre 21 universidades de ciências aplicadas (UCA), 22 universidades públicas e 13 universidades particulares. As UCAs, que juntas oferecem 393 diferentes programas de ensino, têm uma grade curricular especialmente voltada às necessidades das empresas, além de manterem intenso contato com a indústria. Mais de 47% dos programas oferecidos pelas UCAs são organizados de forma que os estudantes contam com acompanhamento prático-profissional na forma de estágios, por exemplo.

Orientação profissional do sistema de formação

Para além de uma orientação em função da componente prática, o sistema de formação austríaco confere igualmente particular importância à especialização. Existe sempre a possibilidade de uma maior especialização, mesmo em escolas superiores do sector técnico ou comercial. Assim, o Instituto de Formação Técnica Superior de Engenharia de Máquinas (Höhere Technische Lehranstalt für Maschinenbau) oferece mais de dez diferentes áreas de formação.

imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA