Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

Infraestrutura

Comboio em movimento © ADVANTAGE AUSTRIA

© ADVANTAGE AUSTRIA

Uma boa rede de malha viária, uma rede de fornecimento de energia segura e uma moderna rede de telecomunicações: as “redes” austríacas são mais do que competitivas em termos de infraestrutura.

INFRAESTRUTURA DE TRÁFEGO

A Áustria não somente está geograficamente situada no coração da Europa, como também assume - vista pelos olhos de diversas multinacionais - uma posição como centro de distribuição e logística entre Leste e Oeste.

Os pré-requisitos para um transporte de mercadorias barato e eficiente são a disponibilidade de uma infraestrutura de alto desempenho, de empresas transportadoras de confiança e de regiões logísticas estrategicamente favoráveis. E é justamente isto que a Áustria tem a oferecer. Na comparação internacional, a qualidade da infraestrutura logística austríaca é considerada muito boa.

A infraestrutura logística austríaca se caracteriza por seus modernos terminais de armazéns verticais, por uma quantidade suficiente de entrepostos e boas conexões de transporte. Uma infraestrutura de telecomunicação de primeira classe, com conexões de banda larga, uma rede de telefonia móvel de abrangência nacional e excelentes possibilidades de transações eletrônicas são essenciais para qualquer país moderno e dinâmico.

TIC como fator econômico

O setor de TIC na Áustria gera cerca de 7,6% da criação de valor total. No entanto, como tecnologias genéricas, TIC também afeta outros setores e aumenta sua produtividade. Um valor global de produção de 31 bilhões de Euros, incluindo efeitos indiretos, podem ser atribuídos ao setor de TIC. Em termos globais, a indústria de TIC garante cerca de 226.000 postos de trabalho na Áustria (Fonte: Associação da Indústria Elétrica-Eletrônica Austríaca).

Base sólida gracas a pesquisa intensiva

Um dos pré-requisitos para o sucesso nos mercados mundiais é pesquisa intensiva. A Agência de Promoção de Pesquisa hoje coloca a Áustria  entre as 3 principais localizações empresariais de pesquisa de TIC na Europa. Já em 2006, as despesas totais de pesquisa acumulavam  1,37 bilhões de Euros para o setor de TIC. As firmas de TIC austríacas também atuam notavelmente bem nos Programas-Quadro da UE : a taxa de retorno financeiro mais recente totalizou 185%.

Pesquisa corporativa também é apoiada por programas públicos específicos de financiamento, como a iniciativa global "TIC do Futuro". Muitas das pesquisas em TIC são realizadas por centros de competência envolvidos no programa de financiamento COMET (Competence Centers for Excellent Technologies), que possui um orçamento no valor de 1,5 bilhões de Euros, em que empresas e instituições acadêmicas trabalham juntas em determinados programas de pesquisa. Muitos desses centros têm um forte componente de TIC.

Posições de liderança no mercado mundial, graças ao Know-How austríaco

Um grande número de fornecedores e usuários austríacos de TIC batalharam com os seus produtos até o topo do mercado global. O espectro é vasto: vai de fabricantes de semicondutores e fornecedores de App, até especialistas em automação para desenvolvedores de sistemas de acesso. No entanto, a força da Áustria como potência de TIC  também é evidente na proliferação de tecnologias de informação e comunicação nas próprias empresas: 98% têm acesso à Internet, mais de 93% também têm uma conexão de banda larga (Fonte: Statistics Áustria).

Áustria, campeão europeu de e-government

Em quesito de e-government (em inglês) [pdf, 70.8kb], a Áustria ocupa uma das primeiras posições entre os países europeus. Segundo o Índice de Referência de E-Government de 2015, a Áustria está entre os melhores países da Europa no tocante aos indicadores "disponibilidade online" e "facilidade de uso", apresentando índices altamente superiores à média europeia - e tudo isso foi alcançado com custos de investimento relativamente baixos. Este estudo, encomendado pela Comissão Europeia já, documenta e evolução da oferta de e-government em 30 países europeus (28 países membros da UE, além de Noruega e Islândia).

Data da última atualização:
2017.04.11
imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA