Advantage Austria Mostrar navegação
Acreditamos que você seja de Para a página deste paísoutro país

Economia a partir de 1950

Notas de 50 Euros © photocase.com/Elektromolch

© photocase.com/Elektromolch

A Áustria, um país que depois da Segunda Guerra Mundial era um dos mais pobres da Europa, evoluiu nas últimas décadas para um dos países mais ricos do mundo. Encontra aqui uma breve apresentação do percurso percorrido.

Após a Segunda Guerra Mundial, a economia da Áustria encontrava-se em más condições. A infra-estrutura estava destruída, a produção da indústria era limitada.

Em 1948 entrou em aplicação o plano Marshal. O objectivo deste plano era a construção de uma economia independente.

O motor da economia nos primeiros anos do pós-guerra era sobretudo uma indústria que se encontrava maioritariamente nas mãos do Estado. Em 1952 o schilling tornou-se uma moeda estável, o crescimento económico dos anos seguintes situou-se em valores de dois dígitos. As empresas floresceram, melhorou a qualidade da construção de habitações e da infra-estrutura.

Um dos factores de sucesso do boom económico austríaco foi a parceria social. A boa colaboração entre representantes dos trabalhadores e entidade patronal foi a base para salários e investimentos adequados.

Nos anos 1970, a crise do petróleo veio pôr fim ao boom económico.

Para a economia austríaca dos últimos dez a quinze anos foram particularmente importantes a adesão da Áustria à UE (1995), a abertura do antigo bloco de Leste e o alargamento da UE para Leste.

imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA