Configurações de cookies

Aqui é possível ver e modificar as configurações de cookies utilizadas em www.advantageaustria.org e respectivos subdomínios.


Salvar configurações
Advantage Austria Mostrar navegação

Perspectiva

A Áustria tem, comparativamente, a maior área cultivada com produtos biológicos, o que a torna o “país biológico” número um na Europa. Aqui funcionam mais de 20.000 empresas agrícolas biológicas e um em cada seis agricultores austríacos é agricultor biológico. Um em cada cinco hectares de terra é cultivado segundo princípios biológicos, os produtos biológicos austríacos recebem um selo de alta qualidade desde 1995.

Este setor abrange produtores de alimentos orgânicos, desde vinho orgânico a carne orgânica, produtos lácteos orgânicos, bebidas orgânicas, suplementos alimentares orgânicos, além das respectivas entidades de controle. A ideia básica da produção orgânica é gerar uma elevada qualidade dos produtos alimentares, conseguida por meio de uma agricultura sustentável e de um uso eficiente de recursos naturais e energéticos. O objetivo da gestão orgânica é a geração de circuítos de substâncias fechados que se autoregulem, sem a intervenção do ser humano.

A agricultura orgânica tem uma longa tradição na Áustria. O primeiro registro oficial de um agricultor orgânico data dos anos 20. O fator "orgânico" se desenvolveu muito bem na Áustria e isso se deve, em grande medida, às características topográficas do país. 70% do território austríaco é constituído por zonas de montanha, onde a agricultura em grande escala não pode ser realizada de forma intensiva, beneficiando assim os métodos de trabalho orgânicos.

Todos os anos, é organizada em Nuremberga, Baviera, a feira internacional Biofach. líder mundial do setor e de grande importância para as empresas austríacas da área. Esta feira conta com 2.300 expositores e aproximadamente 50.000 visitantes de 130 países.

Produtos com a marca do varejo

Nos anos 90, quando uma rede de supermercados austríaca decidiu incluir produtos orgânicos em suas prateleiras, foi alavancada uma grande mudança que acabou gerando uma presença de produtos orgânicos no varjo de todo o país. Assim a procura e a demanda ficaram equilibrados e os gricultores orgânicos conseguiram clientes seguros a longo prazo. A ideia incial ambiciosa deu certo: no decorrer de poucos anos todas as redes varejistas incluíram a sua própria marca orgânica na gama de produtos. Os produtos orgânicos austríacos hoje se destacam com a marca própria do varejista em todas as lojas. Outros fatores como a origem regional, o bem-estar dos animais e o respeito pelo meio ambiente também contribuem para que o fator "orgânico",  seja um argumento forte em termos de marketing e vendas.

Qualidade, espírito de inovação e diversidade

Comparativamente aos produtos orgânicos internacionais, os austríacos se destacam, sobretudo, pela sua excelente qualidade. Vale destacar, também, a diversidade e o espírito de inovação das PME austríacas. O setor austríaco não produz produtos massificados, mas sim especialidades apreciadas em nível internacional.

Os produtores orgânicos austríacos têm sido bem-sucedidos com produtos lácteos, inclusive queijos, além de carnes e linguíças, sucos, pães e bolos, produtos à base de semente de abóbora, chocolates, cereais e suplementos alimentares.

Na Áustria, desde os anos 80 existem empresas tradicionais e pioneiras em produtos orgânicos. Elas fornecem, entre outros, chá orgânico, especiarias ou chocolates, mas também existem empresas mais recentes que se destacam pelos seus produtos orgânicos, como suplementos alimentares ou chás orgânicos sem açúcar.

Apesar de serem relativamente pequenas, as empresas austríacas do setor orgânico conseguem se impor nos mercados mundiais, o que se deve às suas ideias inovadoras, aos desenvolvimentos contínuos e ao excelente serviço de apoio ao cliente. O seu tamanho enxuto permite uma maior flexibilidade quando há pedidos específicos sob medida, facilitando satisfazer as demandas dos clientes.

Dois bons exemplos que ilustram o espírito de inovação das empresas austríacas, e que também foram apresentados na Biofach, em Nuremberga, são: suplementos alimentares naturais e orgânicos e uma apicultura biológica, cujo néctar das abelhas provém de locais não poluídos, como parques naturais.

Data da última atualização:
2018.05.16
imprimir
©©ADVANTAGE AUSTRIA