Configurações de cookies

Aqui é possível ver e modificar as configurações de cookies utilizadas em www.advantageaustria.org e respectivos subdomínios.


Salvar configurações
Advantage Austria Mostrar navegação

Perspectiva

O “Österreichischer Wein”, o Vinho Austríaco, sinônimo de um vinho famoso mundialmente, também é garantia de qualidade superior e faz parte da gama institucional do País. Também existe a Marillenschnaps austríaca, uma aguardente feita de damascos, é há muito tempo bem popular em diversos países do mundo. Aqui não se mantém apenas a tradição, já que muitas empresas são particularmente inovadoras. Os produtores austríacos de cerveja e de bebidas espirituosas produzem, por exemplo, 1.000 cervejas diferentes, além de vodka de excelência.

Em geral a Áustria não fabrica produtos em massa, mas sim raridades singulares. Isso se deve ao sentido de qualidade das muitas PME. A maioria dos mais de 9.000 produtores de vinho austríacos são empresas familiares, nas quais, com bastante frequência, trabalham três gerações. 

A destilação de schnaps tem uma longa história na Áustria. Algumas empresas ainda são detentoras de um monopólio de destilação de schnaps que remonta ao século XVIII. Há mais de duas décadas também surgiu um conjunto de destiladores profissionais, dedicados a um novo processo de destilação de aguardente. 

A tendência internacional das cervejas artesanais também se fez sentir na Áustria, dando origem a produtos criativos e únicos. As cervejas austríacas são muito apreciadas internacionalmente devido ao seu sabor encorpado. 

Qualidade


Os vinhos e vinhos doces da Áustria são populares em todo o mundo. A qualidade dos mesmos é assegurada pela exigente lei do vinho austríaca. Com o apoio da Österreich Wein Marketing (ÖWM), são estimuladas as exportações para o mercado asiático, por exemplo, o que tem permitido aumentar a clientela internacional. 

O caráter único e inconfundível dos vinhos austríacos é o resultado da combinação feliz entre grandes extensões de vinhas, uma tradição vitivinícola que remonta ao tempo dos romanos e produtores engajados em aperfeiçoar seus produtos.

As castas de uvas regionais antigas constituem um verdadeiro tesouro, entre as quais se destaca a "Grüner Veltliner". O "großer Veltliner" da Áustria é considerado por críticos de vinhos e revistas gourmet um dos melhores vinhos brancos do mundo. 

As aguardentes da Áustria são das mais finas em nível internacional. A Áustria é um país com diversas árvores de fruto, reunindo, por isso, boas condições para a produção de licores de frutos.

Os vinicultores e os produtores de cerveja, bem como os de bebidas espirituosas austríacas conquistam mercados internacionais, aos quais se dedicam de forma intensiva. São sobretudo os produtos de nicho de alta qualidade que fazem um enorme sucesso internacional. 

Sustentabilidade


A sustentabilidade é há muitos anos um assunto importante no setor vitivinícola e da produção de cerveja e bebidas espirituosas. A viticultura é um tipo de agricultura muito intensiva, que requer produtos fitossanitários, fertilizantes, máquinas, elevado consumo energético e de muitos recursos hídricos. No entanto, 10% das vinhas austríacas são cultivadas de acordo com as diretrizes da agricultura biológica. Além disso, é proibida, em princípio, a plantação de culturas geneticamente modificadas. 

O objetivo da viticultura sustentável é a preservação dos recursos e a produção com baixos níveis de emissões. Isso também inclui as cadeias de produção e de distribuição. A tendência para os vinhos “Laranja” e vinhos naturais também corresponde aos propósitos da sustentabilidade. Por isso é que a mudança para vinhos orgânicos, vinhos Demeter ou vinhos “Laranja” é um importante tópico do futuro para o setor.  

Data da última atualização:
2018.08.21
imprimir